A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos(PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Aline Mendonça dos Santos, participa, na próxima semana, do III CONPES - Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária. A docente participará do debate “Economia solidária na crise e pós-crise pandêmica no Brasil”.
O Congresso, on-line, ocorre de 21 a 23 de setembro e reúne pesquisadores envolvidos com a temática da Economia Solidária de vários países, entre eles Brasil, Argentina, Portugal, Moçambique, Uruguai e Estados Unidos. A apresentação da coordenadora do PPGPSDH da Católica ocorre no segundo dia de evento e conta com a participação dos professores Renato Dagnino da Universidade de Campinas (Unicamp) e Grabriel Kraychete da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), além da coordenação de Joannes Forte da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES)
Aline Mendonça explica que durante a participação no congresso pretende refletir sobre as poucas políticas orientadas em atender aos problemas enfrentados pelos trabalhadores e, sobretudo, à população em situação de vulnerabilidade social, devido à pandemia do coronavírus. “Embora o Estado, tardiamente, tenha se posicionado e construído uma estratégia de auxílio emergencial, ainda assim essa política vem isolada de um planejamento estratégico, demonstrando que o Estado foi ausente”, salienta Mendonça. A docente que também irá analisar o papel do Mercado no contexto da crise sanitária, salienta a importância da participação no III CONPES como forma de “socializar” os estudos feitos no âmbito do PPGPSDH e do grupo de pesquisa “Emancipação” - onde há uma agenda articulada sobre essa temática.
Na programação do III CONPES também estão previstos os seguintes painéis:
-A economia solidária no enfrentamento mundial da crise pandêmica; e,
-Ações das entidades nacionais de trabalhadoras/es de empreendimentos econômicos solidários.
O Congresso ainda conta com apresentações em grupos de trabalho, além de sediar a 7ª Assembleia Geral da ABPES.
Redação: Alessandra Senna