O Dia Internacional do Meio Ambiente já foi comemorado no último dia 05. Mas, na Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção, pelo menos neste ano, a semana de 15 a 19 de junho tornou-se o período destinado para reflexões sobre as questões ecológicas. E, para ajudar nesta nobre missão, um grupo de alunas do curso de Química da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aceitou o convite de realizar, junto a estudantes de oitava e sétima séries, várias atividades educativas relativas ao tema. O professor da graduação, Ambrósio Andrade, acompanhou o trabalho.
A ideia de chamar as acadêmicas Bruna Schneid, Gisele Vargas, Adriane Hiedes, Vânia Sampaio e Daniela da Silveira partiu da professora de Ciências, Adriana Farias, que é egressa da UCPel. “Os alunos ficam muito entusiasmados quando alguém de fora vem compartilhar conhecimentos com eles e são bem receptivos”, disse.
Enquanto as crianças das séries iniciais produziam cartazes e maquetes sob a temática ambiental, os mais velhos exercitavam a consciência assistindo às palestras e participando das dinâmicas interativas, em forma de mini-gincanas. Foi por intermédio de atividades deste tipo que eles conheceram melhor, por exemplo, os personagens principais da famosa classificação periódica dos elementos.
O aluno Leonardo Silveira, da oitava série, aprovou a iniciativa. Principalmente porque, para ele, o mais interessante foi tirar de cada tarefa lições para aplicar no cotidiano. “Aprendi novas formas de poupar água, porque, se não cuidarmos, poderemos ficar sem ela a qualquer momento”, exemplificou. “Essa experiência vai ser muito importante para fazermos a diferença para o futuro”.
A comemoração da Semana do Meio Ambiente é parte integrante do projeto “Valorizando a Vida”, desenvolvido na escola há nove anos por Adriana e pela também professora Maria da Graça Dias, que atende as 5ª e 6ª séries.