/ Notícias / UCPel participa de ações do Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele
UCPel participa de ações do Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele
27.11.2023 | 16:07 | #medicina
UCPel participa de ações do Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo e é causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Dezembro Laranja é o mês dedicado ao combate da doença. A campanha, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa a conscientização da população para a busca de tratamento.

Segundo informações do INCA, o câncer de pele é um tumor com dois tipos de variação: melanoma e não melanoma. O primeiro, pode aparecer em qualquer parte do corpo em forma de manchas, pintas ou sinais e tem alta possibilidade de provocar metástase. O segundo, se caracteriza por feridas ou nódulos, denominados carcinoma basocelular, com evolução lenta. Feridas sobre cicatrizes também são características do segundo tipo e recebem nome de carcinoma epidermóide.

Em vista da campanha, pacientes pré-agendados nas Unidades Básicas de Saúde vinculadas à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) poderão receber atendimento especializado e gratuito. A ação, que acontecerá dia 2 de dezembro, visa atender lesões suspeitas de câncer de pele de 60 pacientes com encaminhamento médico e agendamento prévio.

No dia da ação, atendimentos às queixas dermatológicas serão realizados. Lesões com suspeitas de câncer serão avaliadas com orientações, encaminhados ao ambulatório ou tratado no dia com crioterapia (tratamento com nitrogênio líquido). Caso haja necessidade de intervenção cirúrgica, a equipe da Liga de Cirurgia da Medicina UCPel atenderá na sala de procedimentos do Campus da Saúde da UCPel localizado na Avenida Fernando Osório, 1586, no bairro Tres Vendas em Pelotas. Os pacientes amparados serão orientados sobre como prevenir exames necessários a serem feitos.

A participação da campanha do Dezembro Laranja da UCPel é mediante agendamento prévio, segundo Joice Göebel, uma das docentes organizadoras da atividade. O paciente com suspeita de câncer de pele deverá levar o encaminhamento ativo feito nos sistemas de referência e contrarreferência da universidade até o Campus da Saúde UCPel para realizar o agendamento. São reservadas 60 fichas que, no dia, serão atendidas em ordem de chegada.

Redação: Lucia Ippolito