/ Notícias / UCPel participa de ação federal para precisão em projetos de construção
UCPel participa de ação federal para precisão em projetos de construção
27.06.2023 | 15:24 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel participa de ação federal para precisão em projetos de construção

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam da Célula BIM, que regulamenta ações de implementação do Building Information Modeling (BIM). O projeto de modelagem da informação da construção contribui para etapas como ação de planejamento e de construção de projetos, com o objetivo de melhorar a captação e precisão nas informações.

O Decreto Federal (nº 10.306 de 02 de abril de 2020), que estabelece a utilização do BIM, é uma maneira de garantir que características específicas de determinado projeto sejam assimiladas. Conforme a professora de Arquitetura e Urbanismo, Stifany Knop, a modelagem vai além da representação. “Ao invés de somente reproduzir uma parede, nós incluímos informações como características da argamassa, tipo de tijolo, propriedades térmicas, etc”, diz. Além disso, a ação propõe dar visibilidade para as habitações sociais e também ao impacto ambiental, já que previne o gasto de material, retrabalho e a superfaturação do orçamento.

Para o aluno, o contato com este conhecimento na graduação permite o aprendizado tanto no detalhamento das construções quanto no estudo de licitações e legislações que o mercado de trabalho exige. A professora ainda destaca a importância da UCPel participar da ação, com foco na ampliação do currículo em um projeto diferenciado e inovador.

A Célula BIM se vinculou à Maquetaria Digital, projeto de extensão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo juntamente com a Engenharia Civil da UCPel. Inicialmente, em encontros on-line é feita análises de implementação da ação e formas de como colocar ideias em execução. Mensalmente, a nível nacional, é marcado o encontro remoto de toda rede das células, em que cada instituição e universidades participantes contribuem para a discussão de projetos e melhorias a partir deste trabalho.

O BIM permite o recolhimento de dados e noções de diferentes tipos de infraestrutura para que o projeto atinja um nível de confortabilidade, estética e habitabilidade adequada. O aluno que estiver interessado em participar, pode entrar em contato pelo e-mail da professora stifany.knop@ucpel.edu.br

Redação: Lucia Ippolito