/ Notícias / UCPel participa das discussões preparatórias para a CONAE
UCPel participa das discussões preparatórias para a CONAE
05.07.2013 | 18:15 | #pedagogia
UCPel participa das discussões preparatórias para a CONAE
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará representada na Conferência Intermunicipal de Educação, que ocorre nos dias 08 e 09 de julho, no Auditório Externo do Colégio Municipal Pelotense. Esta é uma das etapas preparatórias da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), marcada para fevereiro de 2014. Antes da realização deste encontro, no entanto, um outro evento, de nível estadual, reunirá os delegados eleitos na fase intermunicipal. 

Além da participação de professores e alunos em todos os eixos da Conferência, a docente do curso de Pedagogia da UCPel, Luiza Helena Silveira, também marca presença na organização da etapa intermunicipal. O evento congregará as inquietações apresentadas pelas comunidades de Pelotas, Capão do Leão e Piratini. Esta fase conta com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), da 5° Coordenadoria Regional de Educação (5° CRE), de entidades sindicais e das mais variadas instituições de ensino - em todos os níveis –, sejam públicas ou privadas. 

Dois importantes eixos de discussão contam a organização de docentes da UCPel. O primeiro está voltado para o tema Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Já o segundo, destaca Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. "Na verdade, os oito eixos da CONAE se complementam. O objetivo maior é contribuir para o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Educação, enviado ao Congresso em janeiro de 2010”, destaca a professora. Ao lado da coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Beatriz Longo Rodrigues e da professora Vera Luci Alves Savedra ela está à frente da organização dos dois eixos destacados.

Programação
Dia 8/7 (segunda-feira)
8h - Credenciamento
8h30min - Solenidade de Abertura
9h15min - Plenária de abertura / Aprovação de Regimento
9h45min - Conferência de Abertura e Eixo I - O Plano nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação – Professora Maria de Fátima Cóssio (FaE/UFPel)
14h – Grupos de Trabalho por Eixo
Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
Eixo IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Dia 9/7 (terça-feira)
Grupos de Trabalho por Eixo
Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social;
Eixo VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?