/ Notícias / UCPel participa da elaboração de prioridades da Arquidiocese para 2013
UCPel participa da elaboração de prioridades da Arquidiocese para 2013
01.10.2012 | 17:41 | #institucional
UCPel participa da elaboração de prioridades da Arquidiocese para 2013
Reitoria e representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram, neste fim de semana, da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O encontro, realizado na Casa de Formação Cenáculo, teve como finalidade avaliar as ações deste ano e eleger as prioridades de 2013.

As três linhas de atuação que a Arquidiocese trabalhou em 2012 foram Animação Bíblica, Pastoral do Dízimo e Iniciação à Vida Cristã. O arcebispo e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, destacou a importância de estabelecer definições claras de prioridades e ações comuns a serem seguidas pelas paróquias, organismos e movimentos. “Estamos aprendendo a fazer avaliações”, comentou.

O coordenador de Pastoral, padre Guilherme Panatieri, destacou que cada presente representava uma série de outras pessoas. “Que o nosso trabalho seja para essa multidão e que a Igreja consiga caminhar em unidade”, disse.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, salientou a participação da Universidade enquanto parte da Arquidiocese. “Existe um claro entendimento nesse sentido. Estamos no lugar certo para discutir o próximo ano”, afirmou.

A metodologia da Assembleia contemplou três momentos: ver (que incluía as avaliações do trabalho já realizado), iluminar, como motivação, e agir, quando foram planejadas as prioridades.

Ao fim do encontro, que começou na manhã do sábado e foi até a manhã de domingo, foi determinado que as prioridades para o ano que vem continuam as mesmas, porém, com refinamento das ações comuns. Neste processo, todas as lideranças da Arquidiocese colaboraram com avaliações, sugestões, propostas e observações.

Em relação à Iniciação à Vida Cristã, haverá a busca da continuidade ao processo de catequese com inspiração catecumenal e consolidação da articulação das Ações Sociais na lógica da rede de solidariedade. Haverá, ainda, o encaminhamento do projeto arquidiocesano da Pastoral do Dízimo e a consolidação e ampliação dos Grupos Bíblicos.