/ Notícias / UCPel participa da comemoração dos 200 anos da Paróquia São Francisco de Paula
UCPel participa da comemoração dos 200 anos da Paróquia São Francisco de Paula
28.06.2012 | 12:06 | #institucional
UCPel participa da comemoração dos 200 anos da Paróquia São Francisco de Paula
A cidade de Pelotas e a Paróquia de São Francisco de Paula completam 200 anos. Em comemoração à fundação da instituição religiosa ocorre uma extensa programação, que teve início no dia 22. Integrando as atividades, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Escola Nossa Senhora da Luz e o Lar da Criança São Luiz Gonzaga estarão presentes na novena comemorativa junto a outras instituições de ensino na sexta-feira (29).  O encontro será às 18h30min e terá o tema “São Francisco, a Educação e a Família”.

O Capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, destacou a importância da participação da Universidade enquanto instituição católica. “Será um momento de comunhão, do qual a gente faz parte”, comentou.

Um Memorial dos 200 anos estará em exposição durante todo o período da novena e no dia da festa, no interior da Catedral. Durante todos os dias da novena, que encerra no sábado (30), são solicitadas, como gesto concreto, doações de cobertores, roupas e alimentos. Na UCPel, a entrega pode ser feita na Central do Vestibular, no saguão do Campus I, até as 17h da sexta-feira, dia 29.

No dia 1º de julho, domingo, o dia começa com uma procissão motorizada, a partir das 8h30min, com saída em frente à Catedral São Francisco de Paula. Às 10h30min haverá a Celebração Eucarística presidida pelo chanceler da UCPel e arcebispo Dom Jacinto Bergmann. Após, está programado um almoço festivo no salão do Instituto São Benedito.

À noite, o destaque é o Concerto da Orquestra Sinfônica Música pela Música, às 19h, que terá transmissão ao vivo pela TV UCPel.