/ Notícias / UCPel oferece tratamento gratuito para depressão
UCPel oferece tratamento gratuito para depressão
UCPel oferece tratamento gratuito para depressão
Um dos problemas de saúde mental que mais gera dificuldades nas atividades diárias das pessoas, a depressão é foco de estudo do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel). O Programa está oferecendo tratamento gratuito para pessoas entre 18 e 60 anos de idade que possuam algum dos sintomas da doença. É requisito, ainda, não apresentar abuso de drogas e não estar em tratamento medicamentoso para depressão.

O projeto desenvolvido na UCPel tem a intenção de verificar aspectos biológicos relacionados à depressão e a eficácia de dois tipos de tratamento. O PPGSC realiza estudos que oferecem a identificação e tratamento da depressão para que este problema seja mais bem compreendido, os prejuízos sejam diminuídos e para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas.

O Ambulatório de Pesquisa e Extensão do Programa fará uma avaliação com os inscritos, para verificar se de fato apresentam depressão. Se confirmado o diagnóstico, a pessoa será encaminhada para acompanhamento psicológico. O tratamento varia de 16 a 18 sessões de terapia. Caso o inscrito não se enquadre nos critérios da pesquisa e necessite de atendimento psicológico, será encaminhado à rede de atenção à saúde mental.

Como a depressão se manifesta
A depressão costuma ser caracterizada por um período mínimo de duas semanas no qual o indivíduo apresenta humor deprimido com perda de interesse e/ou prazer por quase todas as atividades. Geralmente, estes sintomas são acompanhados por alterações de apetite e de sono, perda de energia e cansaço, dificuldades de concentração e para tomar decisões, sentimentos de culpa, baixa auto-estima e, em situações graves, até mesmo pensamentos recorrentes de morte. Se não diagnosticada e tratada adequadamente, a depressão pode acarretar em prejuízos no trabalho, nas relações familiares, sociais e até mesmo levar o indivíduo a tentar o suicídio. Estima-se que de cada cem pessoas, dez apresentem o quadro clínico de depressão.

Como participar
Os interessados em realizar a avaliação psicológica e possível tratamento gratuito no Ambulatório de Pesquisa e Extensão do PPGSC devem entrar em contato pelos telefones (53) 8113-3404, (53) 8402-3356, (53) 9138-5835 ou (53) 2128-8404.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?