UCPel marca presença em evento nacional de Fisioterapia
28.10.2008 | 00:00
A primeira edição do Congresso Nacional de Fisioterapia das Universidades Católicas contou com a participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de 10 a 14 de outubro, em Recife. A professora do curso de Fisioterapia, Liege Álvares, foi a representante do Rio Grande do Sul no evento, ministrando atividades com foco em sua área de especialidade, a fisioterapia dermato-funcional.
De acordo com Liege, tanto a palestra (Drenagem Linfática na Qualidade de Vida) quanto o mini-curso (Drenagem Linfática Método Vodder), ministrados por ela, tiveram como objetivo esclarecer a comunidade acadêmica e os profissionais da área de fisioterapia para o segmento dermato-funcional. “Em se tratando de estética, as pessoas ainda têm preconceito por acharem que ele não é curativo. Há muito o que evoluir em matéria de divulgação nesta área para fisioterapeutas, médicos e para a própria população”, disse.
Para a professora, a oportunidade de troca de experiências entre profissionais e estudantes de diversos estados brasileiros é de extrema importância na discussão e no aprimoramento do ensino em Fisioterapia. E o congresso em Recife surtiu tantos resultados positivos que a idéia de trazer o evento para Pelotas em edições futuras já foi cogitada. “Há este interesse também por parte dos professores que representaram o Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia”, afirmou.
Abenfisio
Também em Recife, entre os dias 15 e 18, a coordenadora do curso de Fisioterapia da Católica, professora Patrícia Giusti, participou do 18º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e do 12º Encontro de Coordenadores de Curso. O conceito preliminar de cursos instituído pelo Ministério da Educação e a inserção do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram alguns dos temas debatidos.