/ Notícias / UCPel Mais Saudável faz retrospectiva de 2012
UCPel Mais Saudável faz retrospectiva de 2012
21.12.2012 | 18:09 | #institucional
UCPel Mais Saudável faz retrospectiva de 2012
Um presente de Natal adiantado. Foi assim que o coordenador do Programa UCPel Mais Saudável, médico Roni Quevedo, definiu 2012, ao compilar os acontecimentos mais significativos do ano numa espécie de retrospectiva. A iniciativa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) existe há cinco anos e, desde o início, objetiva inibir o uso do tabaco dentro da Universidade.

Para o Programa, o ano começou com a portaria expedida pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior que determina a proibição do fumo nas dependências da UCPel, inclusive em áreas descobertas. Dentre a ampla divulgação ocorrida na mídia, Quevedo destacou a entrevista feita pela Rádio Bandeirantes, em que a equipe comentou o pioneirismo da Católica na ação.

Nos dias 31 de maio e 29 de agosto, respectivamente Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo, mais uma vez o UCPel Mais Saudável realizou ações tanto internas, nos prédios da Universidade, quanto externas, atingindo a população em geral. Além disso, o Programa é parceiro do Lar da Criança São Luiz Gonzaga, uma vez que a instituição sempre realiza alguma atividade temática nessas datas.

Outro momento marcante em 2012 foi a realização da atividade de capacitação sobre o tabagismo, em julho, na UCPel. Na oportunidade, foram feitas apresentações e palestras com o intuito de preparar os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) regionais e estaduais para lidar da forma mais adequada com o dependente do tabaco. “Logo depois, o UCPel Mais Saudável foi convidado para capacitar 350 agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde [SMS]”, comentou o coordenador.

Ainda em nível municipal, o UCPel Mais Saudável elaborou um projeto de promoção da saúde e prevenção ao tabagismo a ser implantado nas escolas. “Esse projeto foi encaminhado, avaliado, discutido e aprovado por unanimidade no Conselho Municipal de Saúde e no Conselho Municipal de Educação”, disse Quevedo. “Consideramos bastante importante que já na escola se inicie a prevenção ao tabagismo, com orientação aos alunos. A pretensão é de que em março de 2013 o projeto já esteja ativo nas salas de aula das escolas municipais”.

Na UCPel, o Programa participou da tradicional Acolhida aos alunos no início do primeiro e do segundo semestres, divulgando o trabalho permanente de orientação e tratamento a integrantes da comunidade acadêmica que tenham o desejo de parar de fumar. Ainda marcou presença, mais uma vez, nas edições do Curso de Gestantes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), nas palestras sobre a relação entre tabagismo e gravidez.

Além de diversos veículos de imprensa, órgãos importantes, como o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e a Promotoria da Infância e da Juventude de Pelotas, por meio do promotor José Olavo Bueno dos Passos, acolheram e apoiaram o trabalho do UCPel Mais Saudável. “Foi um ano positivíssimo, pelo retorno, pelo reconhecimento e pela parceria”, avaliou Quevedo.

Para 2013, uma das atividades que já está sendo planejada é uma caminhada, no mês de abril, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a saúde da juventude e, consequentemente, a importância de se evitar o fumo. “Acho importante destacar que a filosofia do nosso trabalho não vai contra o fumante, mas contra o tabagismo, em prol da prevenção da saúde”, disse Quevedo.

Fora do estado

A iniciativa foi destaque, também, fora do Rio Grande do Sul, como na ocasião de sua divulgação no site e na revista do Conselho Federal de Medicina. Além disso, no fim do mês de novembro, no Rio de Janeiro, o projeto foi representado por Roni Quevedo no 15º Simpósio Internacional de Tabaco, Álcool e Outras Drogas. “Foi um contato bastante agradável que propiciou aos presentes entenderem nosso trabalho”, ressaltou, ao citar que observou o interesse dos profissionais em reproduzir a ideia em suas cidades de origem.