/ Notícias / UCPel mais Saudável é apresentado na Escola São Francisco de Assis
UCPel mais Saudável é apresentado na Escola São Francisco de Assis
24.08.2015 | 17:53 | #institucional
UCPel mais Saudável é apresentado na Escola São Francisco de Assis
O UCPel Mais Saudável, programa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contra o tabagismo e de incentivo à qualidade de vida, foi apresentado para cerca de cem alunos de Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis. O coordenador do programa, professor Roni Quevedo, apresentou os projetos de prevenção ao tabagismo e o teste de acuidade visual para crianças em idade escolar (chamado Vi-vendo).

De acordo com o representante da UCPel, a palestra ocorreu dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Escola. “A palestra foi muito produtiva e com boa participação dos alunos, que fizeram perguntas pertinentes sobre o tabagismo”, contou Quevedo. O professor da UCPel deverá voltar à Escola para orientar os professores sobre como deve ser a aplicação do teste de visão.

Vi-vendo
Ainda sobre o projeto Vi-vendo, logo após a realização da palestra Quevedo cumpriu agenda com o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. O tema do encontro foi o Projeto de Lei sobre a obrigatoriedade do teste de visão aprovado pela Câmara de Vereadores e julgado como inconstitucional pelo prefeito, devido à geração de custos.

Durante o encontro, ficou acordada a necessidade de um estudo e planejamento para posteriormente colocar o projeto de lei em prática. Deverão participar desse planejamento as secretarias de Educação e Saúde, para identificar o que deve ser feito e também um planejamento para que o programa seja implantado com segurança e eficácia. Acompanharam o encontro a superintendente da Secretaria da Saúde, Rosângela Soares, e o assessor especial Sadi Sapper.

Teste de acuidade visual
O teste é muito simples, de baixíssimo custo e pode ser feito em cerca de dois minutos. Para aplicá-lo é preciso a utilização de uma tabela (escala de Snellen - que utiliza a letra E em diversas posições) e que deve ficar a cinco metros da criança. O local também deve ser tranquilo e bem iluminado. O teste deverá ser aplicado por professores e funcionários das escolas municipais e o público-alvo são crianças e jovens entre cinco e 14 anos. Caso seja detectado algum problema de visão, o participante deve ser encaminhado para um médico oftalmologista.