/ Notícias / UCPel leva Quiosque Digital ao Fórum Internacional de Software Livre
UCPel leva Quiosque Digital ao Fórum Internacional de Software Livre
18.04.2007 | 00:00
UCPel leva Quiosque Digital ao Fórum Internacional de Software Livre

Nos dias 12, 13 e 14 deste mês a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve presente em um dos mais significativos eventos na área de computação. A Escola de Informática (Esin) levou ao 8º Fórum Internacional de Software Livre o Quiosque Digital Programável (QDP).

O QDP é um dos produtos do trabalho de desenvolvimento tecnológico realizado na Esin. O Quiosque possui uma tela sensível ao toque, com fácil navegabilidade e permite disponibilizar plataformas de software livre – que o usuário pode gravar em um CD e levar para casa. Enfim, é um instrumento de disseminação de software livre.

Nesta edição do evento, e também na 58ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o QDP ficou localizado no estande do Governo Federal e recebeu intensa visitação dos participantes. “A fila para gravação foi constante durante as 11 horas diárias de evento e superou as expectativas de uso do equipamento. A participação do QDP foi um sucesso”, avaliou o professor da Esin, Mário Goulart. Foram gravados 375 CDs nos três dias de programação.

O Quiosque Digital Programável (QDP): Fruto da integração de diferentes esforços de pesquisa desenvolvidos na Esin-UCPel, o QDP é um artefato que pode ser programado para as mais diversas ações. O quiosque é um dispositivo para interação direta com a comunidade alvo pretendida, cujos conteúdos digitais gerenciáveis podem ser configurados dinamicamente. Seu emprego se mantém potencializado mesmo em diferentes circunstâncias de uso. Através do QDP a comunidade pode selecionar por meio de uma interface extremamente confortável os conteúdos que gostaria de gravar em uma mídia removível.

Os conteúdos disponibilizados pelo projeto podem ser de diferentes naturezas, como acervos digitais, programas e/ou sistemas operacionais. Além da disponibilização de conteúdos, o QDP pode ser utilizado para acesso a sistemas computacionais em geral. A Esin, particularmente para área de computação, prevê a disponibilização do acervo digital do projeto Pelotas Memória, plataformas de software livre, particularmente as diferentes distribuições de Linux, e informações sobre os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na escola.

Veja fotos do QDP no site do Terra
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI43420-EI4795,00.html

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?