/ Notícias / UCPel lança site sobre Dom Antônio Zattera
UCPel lança site sobre Dom Antônio Zattera
UCPel lança site sobre Dom Antônio Zattera

Uma nova etapa em prol do resgate da memória sobre os feitos de Dom Antônio Zattera, terceiro bispo de Pelotas, será lançada no dia 7 de outubro, data do aniversário de 61 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sua principal obra. O site domantoniozattera.ucpel.edu.br reúne grande parte de seu trabalho, realizado durante os 35 anos de episcopado. 

Dono de uma personalidade forte, Dom Antônio foi reconhecido a partir de três características que nortearam as suas ações: a religiosidade, a educação e o espírito empreendedor. Muito admirado pela comunidade pelotense, teve uma vida intensa, repleta de desafios e de realizações.

À frente da principal obra de Dom Antônio, o reitor da Católica, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reforça a importância de exaltar o legado de um homem que acreditava na educação como força de transformação. 

“Ele foi um líder empreendedor e inovador, que deixou marcas em mais de 45 mil egressos formados na Católica, em milhares de pessoas atendidas pelo Hospital Universitário, no cuidado com as crianças da cidade. Olhar para essa trajetória é aprender a seguir o caminho da cooperação com a comunidade”, avalia.

Além da importante obra educacional, que contou ainda com a criação de espaços como o Instituto de Menores e o Colégio Diocesano, inaugurou diversas paróquias pelos municípios de Pelotas, Rio Grande e Bagé, tornando a Diocese de Pelotas uma das mais importantes do Estado. Ordenou 54 seminaristas e fez duas sagrações episcopais. A reforma da nave da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula está entre seus feitos.


Celebração dos 120 anos 

As homenagens a Dom Antônio Zattera iniciaram em 2019, ano em que completou 120 anos de nascimento, com uma websérie de quatro capítulos. O Memorial que leva seu nome foi totalmente reformulado e hoje ocupa um espaço central dentro do Campus I da UCPel.  

Tanto o Memorial quanto o site usaram como suporte de pesquisa o livro do ex-reitor e professor da UCPel, Wallney Hammes, Dom Antônio Zattera - 3º Bispo de Pelotas. Seções como quem foi, uma vida em imagens, principais obras, banco de histórias e vídeos da websérie estão disponíveis no novo endereço eletrônico. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?