/ Notícias / UCPel lança pós em Empreendedorismo e Inovação
UCPel lança pós em Empreendedorismo e Inovação
26.08.2013 | 17:12 | #institucional
UCPel lança pós em Empreendedorismo e Inovação
Mais do que possuir o perfil, o empreendedor precisa estar capacitado para investir e inovar. Proporcionar uma qualificação de excelência em um cenário dinâmico, que demanda criatividade, audácia e, especialmente conhecimento, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentou, na sexta-feira (23), seu curso de especialização em Empreendedorismo e Inovação.

Para o lançamento, foram convidados multiplicadores da visão empreendedora. O secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República - e professor do curso da UCPel -, Cláudio Gastal, falou sobre o capital social como a solução para o desenvolvimento regional. "Conhecimento é o que transforma. Essa é a alavanca do desenvolvimento. A UCPel tem papel fundamental em ser motor de empreendedorismo na região", disse.

O coordenador do curso, professor Samuel Ongaratto, salientou que o corpo docente, por si, tem a característica de ser empreendedor e inovador. Assuntos em alta, como a inadimplência - em especial em uma região cuja economia é baseada principalmente na prestação de serviços e varejo - estão na grade do curso. "Uma coisa é ter conhecimento técnico, da ferramenta. Outra é transformar isso em rendimento. Esse 'gap' a gente quis completar", afirmou, destacando que a especialização pode ser cursada por profissionais de qualquer área de formação.

A pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, mencionou que a especialização inova, também, ao desafiar os estudantes com a criação de uma empresa como trabalho de conclusão.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, o lançamento do curso é crucial porque oferece base e formação para resultados efetivos na região. "O empreendedorismo é a liga que falta", disse. Segundo ele, a UCPel inova ao oferecer a capacitação.

O curso
Com o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor fomentando a criação de novas empresas com algum grau de inovação, o curso é voltado para profissionais graduados, interessados em iniciar seu próprio empreendimento, ou para atuarem na como consultores de novos empreendedores.

Com espaços diferenciados de aprendizagem e especial relação com a tríplice-hélice - envolvendo poder público, iniciativa privada e academia -, a Universidade Católica oferece este curso, tendo como diferencial a potencialização do perfil empreendedor necessário para o aproveitamento do constante desenvolvimento regional, principalmente devido aos investimentos no Polo Naval e na construção civil.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas neste site, onde também podem ser feitas as inscrições.