/ Notícias / UCPel lança Mestrado Profissionalizante com nota 4
UCPel lança Mestrado Profissionalizante com nota 4
Em busca da qualificação de profissionais da área da saúde que possam aplicar conhecimento técnico-científico de forma rápida na comunidade onde atuam, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criou o Mestrado Profissionalizante em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. A proposta recebeu a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de imediato com nota 4 – a nota máxima que pode ser alcançada por programas apenas com mestrados é 5.

O Mestrado Profissionalizante da Católica tem o foco em uma capacitação em que os saberes científico e tecnológico estão afinados para preparar profissionais preferencialmente já inseridos no sistema de saúde. Por meio do curso, por exemplo, um médico que atue em uma Unidade Básica de Saúde e que não tenha intenção de tornar-se pesquisador ou professor - mas quer ampliar seu conhecimento – pode optar por essa modalidade.

De acordo com o Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel, professor Ricardo Pinheiro, o Mestrado Profissionalizante traz uma gama de saberes que permitirá aos profissionais identificar, compreender e intervir no processo de saúde-doença, com ênfase nas etapas iniciais do ciclo vital e da saúde mental. A capacitação deverá reverter de forma direta na comunidade atendida por esse profissional. “O Mestrado irá fornecer subsídios para usar conhecimento científico a fim de fortalecer ações junto à população. Isso é um retorno à comunidade”, observou.

Visão
Durante o curso, o aluno irá apropriar-se de métodos de pesquisa na condução de investigações na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente, com enfoque em saúde coletiva; estará subsidiado para identificar temas relevantes e delineamento de pesquisas, além de coletar e analisar dados; estará habilitado para implementar e fortalecer condições de intervenção na área de saúde da mulher, da criança e do adolescente em Pelotas e região; entenderá como proporcionar dados, documentos e projetos que apoiem a prevenção e a intervenção, entre outros objetivos.

“Buscamos qualidade e aproximação com a comunidade, em benefício de nossos profissionais, com seu fortalecimento, e consequente vantagem para a população”, pontuou Pinheiro. De acordo com ele, toda a produção científica reverte à comunidade, mas, neste caso, a aplicação será bem mais a curto prazo. “É ciência aplicada diretamente na sociedade com benefício imediato”, resumiu.

Destaque
Neste ano, a Capes recebeu 202 propostas de todo o país nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesta primeira etapa de avaliações, foram 103 examinadas. Dessas, apenas 29 foram recomendadas. Neste seleto grupo, a proposta da UCPel é a única da área de saúde coletiva. Apenas quatro projetos receberam a nota 4, dentre eles a UCPel. A única nota 5 foi atribuída à Universidade de São Paulo (USP).

Para chegar aos conceitos, a Capes avalia itens como estrutura didático-pedagógica, infraestrutura da Universidade, coerência entre concepção, objetivos, área de concentração e corpo docente. No caso da Católica, são 14 professores permanentes, que trazem no currículo vasta experiência na formação de mestres e expressiva publicação científica na área.

O processo de seleção para ingresso no Mestrado Profissionalizante em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente tem previsão para ocorrer em novembro, com início de aulas no primeiro semestre de 2013. As duas grandes linhas de pesquisa científico-tecnológicas são Saúde no Ciclo Vital e Saúde Mental Coletiva. A coordenação do curso é do professor Fernando Barros.