/ Notícias / UCPel lança especialização inédita na área de Fisioterapia
UCPel lança especialização inédita na área de Fisioterapia
25.03.2013 | 11:20 | #fisioterapia
UCPel lança especialização inédita na área de Fisioterapia
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lança oficialmente nesta segunda-feira (25) o curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, primeiro curso voltado para a área na Zona Sul do Estado. Na programação, marcada para iniciar às 19h, no Campus II da UCPel, profissionais renomados palestrarão sobre temáticas que serão abordadas durante a realização da especialização, que já recebe inscrições.

Conforme a coordenadora do curso de pós-graduação, professora Daniela Martin, a criação da qualificação vem atender a demanda dos próprios acadêmicos do curso de Fisioterapia formandos pela UCPel, que desejam continuar estudando sem precisar se deslocar para outras localidades. 

Além de professores que também são atuantes no mercado, o curso ainda contará com a parceria do Fragata Futebol Clube, local que se tornará um grande laboratório. “Devido à parceria, vamos realizar atividades práticas no clube. Também contaremos com alguns dos profissionais do Fragata para ministrar disciplinas”, informa. 

Um dos diferenciais apontados pela professora são as aulas práticas, divididas entre três vivências. A primeira delas será a transdisciplinaridade traumatológica aplicada ao esporte – desenvolvida no clube Fragata. A segunda atende à prática fisioterapêutica hospitalar e ambulatorial, que ocorrerá na Clínica de Fisioterapia da UCPel, localizada no Campus Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. A terceira terá como ambiente a piscina terapêutica, situada no mesmo local.

Outras atividades práticas que também devem interessar aos fisioterapeutas são a técnica de eletromiografia (monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis) e a terapia para a Disfunção da Articulação Temporomandibular. “Também contaremos com uma disciplina de diagnóstico por imagem, visando oferecer subsídios para cruzar a prática com esse exame”, explica Daniela.  

Com o foco em atender profissionais já atuantes no mercado, cada módulo contará com especialistas, como o preparador físico do Esporte Clube Internacional, Mauren Mansur Moussalle; Dr. Décio Renck, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Dr. Renan Barbosa, especialista em Ortopedia e Traumatologia e professor da UCPel; Dra. Flávia Martinez, professora de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Marcelo Faria, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

As inscrições para a especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica estão abertas e podem ser realizadas através deste link. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto pedagógico, a logística, os docentes e os conteúdos programáticos são convidados para participar do lançamento. A programação segue abaixo:

19h – Abertura de apresentação do Programa: participam o coordenador de Educação Continuada da UCPel, José Luís Costa, a professora coordenadora do curso de Fisioterapia, Giane Braida, e professora coordenadora da pós-graduação, Daniela Martin;
19h20min – Palestra Experiências de saúde no esporte através da multidisciplinaridade, com o administrador e educador físico do Fragata Futebol Clube e do Clube Esportivo Pelotas, Mauro Rocha.
19h40min - Palestra Ativação do CORE para Tratamento das Disfunções da Coluna, com o fisioterapeuta do Fragata Futebol Clube, Guilherme Zinn Iserhardt.
20h – Intervalo
20h15min – Palestra Biomateriais aplicados à Ortopedia, com o professor da UCPel, fisioterapeuta Flaviano Moreira. 
20h35min – Palestra Atualidades em Ortopedia, com o professor da UFPel, Dr. Leandro Reckers. 
21h05min – Palestra Artroscopia x Cirurgia Aberta, com o professor da UCPel, Dr. Renan Barbosa. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?