/ Notícias / UCPel lança curso de Tecnologia em Produção Fonográfica
UCPel lança curso de Tecnologia em Produção Fonográfica
19.09.2007 | 00:00
UCPel lança curso de Tecnologia em Produção Fonográfica
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lança no próximo domingo (23) a mais nova possibilidade de formação na área artística e cultural para Pelotas e região. O curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, com duração de três anos, será lançado na apresentação da dupla Kleiton e Kledir, às 21h, no Theatro Guarany. A iniciativa do curso foi do próprio Kleiton, que há muito tempo alimentava o sonho de ver no país um curso que abrangesse uma das áreas que mais cresce no mundo.

A proposta é a formação de profissionais aptos a desenvolver todo o processo que envolve a produção fonográfica: serão vistos elementos de marketing musical, cinema, teatro, música, produção de espetáculos, funcionamento do showbizz, noções de criação, repertório, seqüências, orientação ao artista, entre outros. Assim, o curso estimula o desenvolvimento de competências artísticas e científicas, divulgação e apreciação da criação e execução musical em todos os meios e fins. Desta forma, o profissional desenvolve competência musical e tecnológica para atuar em instituições que prescindem do uso da música. O curso será vinculado à Escola de Comunicação Social.

De acordo com Kleiton Ramil, o curso é rápido, objetivo, prático, e rico em informações que despertam uma série de percepções e proporcionam uma ampla visão ao estudante. Os grandes centros já possuem cursos na área, mas é a primeira vez que a formação chega no interior. Segundo Ramil, o formato da Católica, abrangente, é único no Brasil.

Conforme ele, o mercado da área de entretenimento cresce cada vez mais. “Além de atuar em uma série de áreas e empresas, o profissional pode trabalhar de forma independente. Vejo com olhos positivos”, disse.

Para a Pró-reitora de Graduação da Católica, Myriam Siqueira da Cunha, o novo curso amplia a área de atuação da Universidade. “Considerando os campos do saber, tínhamos atuação ainda tímida no que se refere à formação no âmbito de arte e cultura. Esta nova proposta, que é inovadora, vai contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Segundo ela, apostando em áreas emergentes do saber, a Católica reafirma seu compromisso com a comunidade local e regional.

Idéia
Paralelo à história da dupla, Kleiton tem uma trajetória de vida acadêmica. O mestrado, que terminou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, reaproximou sua música com o mundo universitário. Pela experiência no exterior, percebeu tecnologia sofisticada e cultura da produção musical. Resultado: o sonho de fomentar um curso que atendesse à área. Nasce o curso de Tecnologia em Produção Fonográfica. “Foi uma mistura da minha experiência na música e nos estúdios, com a academia”, disse.

O profissional
Atua em pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de CDs, opera estúdios de áudio e edita vinhetas e obras musicais. Pode atuar em produtoras, gravadoras, estúdios de gravação e sonorização de eventos e espetáculos.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?