/ Notícias / UCPel intensiva qualificação de espaços no segundo semestre
UCPel intensiva qualificação de espaços no segundo semestre
20.08.2019 | 11:20 | #institucional
UCPel intensiva qualificação de espaços no segundo semestre

Os corredores e salas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam melhorias para o segundo semestre letivo de 2019. Além da manutenção geral, já realizada periodicamente pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA), a instituição investiu em qualificação de pintura, readequações de espaço e reforma de laboratórios.

Uma das mudanças mais perceptíveis foi no Laboratório de Informática utilizado pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. A partir da compra de novos computadores, mais potentes e compatíveis com as atividades do curso, o EMEA identificou a necessidade de readequar também o espaço. De acordo com a supervisora Administrativa do EMEA, Débora Bourscheid, o mobiliário antigo foi mudado para um novo, que oferece mais conforto aos alunos e segurança aos novos equipamentos.

Diante do pouco tempo para executar a reforma, já que as mudanças foram realizadas durante as duas semanas de recesso das aulas, Débora explica que a solução foi investir em melhorias visuais, sem mexer na parte estrutural da sala. “Priorizamos itens que gerassem conforto aos alunos, como mobiliário, climatização e iluminação”, conta.

A pintura do espaço foi outro detalhe pensado com cuidado, visto que o ambiente é utilizado por um curso que trabalha com a criatividade. Conforme conta a supervisora do EMEA, foram escolhidas cores modernas e ousadas com a finalidade de imprimir um novo aspecto ao laboratório. “O ambiente influencia no processo criativo do aluno e queremos instigar o conhecimento também através do recinto que frequentam”, enfatiza ela.

No decorrer do semestre ainda serão realizadas outras obras. O espaço, que atualmente é chamado de Galeria de Arte, será readequado para sediar o Memorial Dom Antônio Zattera. A proposta é deixar o local apto para receber eventos mais íntimos, como lançamentos de livros e coquetéis, mas, principalmente, expor parte da história do fundador da UCPel. “O projeto prevê muitos detalhes. Será um lugar diferenciado, em que trabalharemos vários aspectos, como vitrines para exposição, rebaixamento de teto e iluminação especial”, explica.

O Campus da Saúde também contará com um novo local: o Laboratório de Simulação Realística II (Simlab II). O espaço, assim como o Simlab I, será utilizado pelos cursos de Medicina e Enfermagem no treinamento de inúmeros procedimentos comuns da prática, principalmente nas emergências. Além do ambiente de simulação, os alunos contarão com novo consultório e salas de aula.

Conforme Débora, os investimentos ainda seguirão no decorrer do semestre. “Seguiremos nessa linha de priorizar a comodidade nos ambientes. É importante oferecermos bem-estar para as pessoas que ocuparão esses lugares”, enfatiza, ao destacar que a manutenção preventiva é o segredo para qualificar os espaços sem investimentos muito altos ou quebra na rotina da instituição.

Redação: Manuelle Motta