/ Notícias / UCPel integra seminário internacional sobre mulher e literatura
UCPel integra seminário internacional sobre mulher e literatura
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada no 7º Seminário Internacional Mulher e Literatura e no 16º Seminário Nacional realizado na Universidade de Caxias (UCS). A professora do Programa de Pós-Graduação e da graduação em Letras, Eliane Campello, e a professora do curso de Publicidade e Propaganda, Otávia Cé, apresentaram trabalhos e participaram da mesa-redonda intitulada Imagens discursivas do corpo nas artes de autoria feminina.

Eliane foi a responsável por coordenar a mesa que apresentou questões acerca do corpo, que perpassam os séculos na literatura e nas artes. A docente da Católica também apresentou o trabalho intitulado Uma Eva moderna e suas irmãs, a partir da análise do romance histórico Os Seios de Eva (1995), da escritora brasileira Maria Helena Whately, fundamentada em conceitos de gênero de Linda Hutcheon, Elizabeth Grosz e Joan Scott.

Já a professora Otávia apresentou o trabalho Quando o subversivo não passa de cristalização: uma análise sobre o crossdress nos mangás, com base na Análise Crítica do Discurso, na Gramática Visual e nos estudos de gênero, em que enfoca as personagens Akito e Ritsu, oriundas do mangá Fruits Basket, da autora Natsuya Takaya.

Também participaram do encontro, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, duas professoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os seminários contaram com a participação de professores, acadêmicos e pós-graduandos de várias universidades brasileiras.