Professores do curso de Psicologia da Univesidade Católica de Pelotas (UCPel) integram projeto aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que garante recurso de R$ 7,5 milhões para a criação de uma rede de pesquisa, tecnologia e inovação em saúde mental.
O coordenador do projeto, professor Flávio Kapczinski (UFRGS e McMaster), reuniu os principais pesquisadores da área de saúde mental do Brasil, além de contar com a colaboração de pesquisadores internacionais. Esse projeto visa desenvolver dois grandes inquéritos nacionais para a avaliação de diferentes transtornos mentais como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático, autismo, esquizofrenia, em duas populações diferentes: universitários (alunos, professores e técnicos) e a população geral do país, que será avaliada em seus domicílios.
A UCPel terá uma representatividade singular na pesquisa, pois 1/4 dos participantes do estudo e também aqueles que apresentarem indicativo de transtornos mentais graves serão clinicamente avaliados por psicólogos treinados pelos professores do curso de Psicologia da universidade.
As avaliações psicológicas acontecerão nas dependências da UCPel, através de plataforma digital, que permitirá o alcance nacional da avaliação. Nesse momento, os pesquisadores estão selecionando egressos do curso de psicologia para participar do estudo.
Estima-se selecionar 30 psicólogos, os interessados devem preencher formulário eletrônico disponível no link
Redação Marcela Santos