/ Notícias / UCPel integra organização do 12º Poder Escolar
UCPel integra organização do 12º Poder Escolar
10.04.2014 | 10:45 | #pedagogia
UCPel integra organização do 12º Poder Escolar
Nos dias 25 a 28 de agosto haverá o 12º Encontro sobre o Poder Escolar no Theatro Guarany em Pelotas, com o tema “Na Escola nem tudo pode ser feito, mas, o que pode ser feito, o faremos; temos um PODER que precisa ser exercido", com base na frase proferida pelo professor Mario Sergio Cortella na conferência de abertura do 10º Encontro.

O evento, que ocorre desde 2001, é coordenado e planejado por uma comissão composta por representantes de sete instituições: Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), o Conselho Municipal de Educação de Pelotas e o 24º Núcleo do CPERS-Sindicato, sempre com base nas avaliações dos encontros anteriores.

O projeto já está em andamento, e, segundo a professora Luiza Helena Silveira, da UCPel, integrante da comissão, no mês de junho já haverá atividades nas escolas da região com relatos de experiências.

O público-alvo são os profissionais da educação básica que atuam, principalmente, em Pelotas e na região Sul do Estado. O foco é a formação continuada de professores da educação básica, com os objetivos de valorizar os profissionais do ensino, contribuir para a sua formação e, consequentemente, para a qualificação do trabalho docente. Da mesma forma, cooperar para que a escola, no exercício de sua autonomia, possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade a fim de atingir o foco principal: a qualificação da educação escolar.

O projeto é composto por seis eixos temáticos, e podem ser inscritas experiências de práticas pedagógicas ou de gestão, desenvolvidas por equipes diretivas, professores e/ou funcionários de escolas; projetos e/ou experiência pedagógicos inovadores desenvolvidos pelos órgãos gestores dos sistemas municipal e estadual de ensino; projetos acadêmicos que tenham como objeto projetos e experiências inovadoras de práticas pedagógicas ou de gestão educacional, que serão apresentados em conjunto com a(s) escola(s) que fazem parte do projeto e projetos com protagonismo estudantil.

Programação - Relatos de Experiências

1º/04 a 30/04 - Inscrições de experiências