/ Notícias / UCPel integra GT Pastoral das Instituições de Ensino do Estado
UCPel integra GT Pastoral das Instituições de Ensino do Estado
04.12.2013 | 10:50 | #capelania-e-identidade-crista
UCPel integra GT Pastoral das Instituições de Ensino do Estado
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é uma das entidades participantes do recém-criado Grupo de Trabalho voltado para a ação evangelizadora em âmbito universitário, o GT Pastoral das Instituições de Ensino Superior (IES) no Rio Grande do Sul. A proposta do grupo é animar e articular a ação pastoral nas Instituições, em conjunto com o Setor de Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A constituição do GT teve lugar na reunião da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) em Porto Alegre, no dia 19 de novembro. Oito IES estiveram participando. A UCPel foi representada pelo capelão, padre Rogério Mosimann da Silva, e pelo diretor do Instituto Superior de Filosofia, professor Enir Cigognini.

O novo GT seguirá as orientações gerais para a estruturação dos Grupos de Trabalho da ANEC. Entre as expectativas, foram pontuadas o resgate da história da ação evangelizadora nas IES no Estado, a reflexão sobre o contexto atual da sociedade, da Igreja e da relação entre ambas. Mencionou-se, ainda, inserção na pastoral orgânica, criação de espaço de diálogo entre a fé e a ciência e cultura, abertura ecumênica e inter-religiosa e participação no papel próprio de uma Universidade na construção do conhecimento.

Foram pontos destacados, também, a reflexão sobre a missão da Pastoral - incluindo a dimensão humana (acolhida) e a especificamente espiritual, o serviço à vida, a promoção da cidadania e a solidariedade -, partilha de experiências, iniciativas e projetos pastorais em andamento. Levando em conta a realidade de cada instituição, contribuição na construção de uma identidade, posicionamento e ações comuns da pastoral nas Universidades do Estado e consolidação da articulação das IES no marco de um projeto interinstitucional e que dê visibilidade à atuação.

A próxima reunião do GT Pastoral (com a participação estendida a um maior número de agentes de pastoral que atuam nas Universidades) será realizada no dia 1º de abril de 2014. A pauta trará discussões sobre o resgate histórico da ação evangelizadora no Ensino Superior no Estado e partilha da experiência pastoral das IES católicas no Rio Grande do Sul, além de perspectivas e encaminhamentos.

"Há a firme esperança de que esse novo espaço de articulação e reflexão ajude a consolidar em nossas Instituições uma ação evangelizadora mais consistente e que responda melhor aos desafios deste tempo que nos é dado viver", destacou o capelão.