/ Notícias / UCPel integra discussão para ampliação das áreas do polo de inovação da região
UCPel integra discussão para ampliação das áreas do polo de inovação da região
08.04.2013 | 09:47 | #institucional
UCPel integra discussão para ampliação das áreas do polo de inovação da região
Criado pelo governo do Estado há cerca de duas décadas atrás, o polo de inovação tecnológica da região do Corede Sul inclui três áreas: alimentos, indústria e pesca. No entanto, a região Sul passou por profundas transformações econômicas e sociais nos últimos anos. A fim de alinhar estas mudanças com as novas competências estratégicas adquiridas pelas entidades executoras do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Zona Sul, representantes dessas instituições estiveram reunidos em Porto Alegre. São entidades executoras, atualmente, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O grupo foi recebido no dia 02 na Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, onde foi protocolado um documento solicitando uma ampliação do escopo de atuação das atuais executoras e também a inclusão da Embrapa e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), cujos representantes também participaram do encontro. A ampliação das áreas de atuação incluiu sugestões ligadas aos campos de saúde, tecnologia, educação e ação social.

A comitiva que protocolou o documento foi recebida pelo diretor técnico da Secretaria, Luciano Andreatta da Costa. Fábio Castro Neves, integrante da Assessoria de Planejamento e Controle da UCPel, representou a Universidade, acompanhado da professora Letícia Menezes. “O diretor considerou altamente positiva a proposta de renovação na forma de atuação dos Polos da Região Sul e também elogiou a sinergia que esta ocorrendo entre as entidades envolvidas no processo”, adiantou Castro Neves. “Esta união contribuirá de forma decisiva com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul pela aplicação produtiva de capacitações tecnológicas”, avaliou.

O documento será analisado pelo corpo técnico da Secretaria para sua posterior validação.