/ Notícias / UCPel integra atividades da 1ª edição do Fashion Revolution Day
UCPel integra atividades da 1ª edição do Fashion Revolution Day
19.04.2017 | 16:19 | #tecnologia-em-design-de-moda
UCPel integra atividades da 1ª edição do Fashion Revolution Day
O curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra as atividades do evento Fashion Revoltion Day, que ocorrerá em Pelotas de 26 a 29 de abril em vários lugares da cidade. O movimento é realizado em mais de 90 países com o objetivo de conscientizar sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases da produção e do consumo. 

Ficará sob responsabilidade da UCPel a montagem de um ateliê, dia 29, no Pelotas Parque Tecnológico. Das 14h às 20h, os acadêmicos do curso de Design de Moda irão demonstrar para os visitantes do evento todas as etapas que envolvem a criação e a confecção de peças de roupa. 

Haverá também a exposição de croquis elaborados especialmente para o evento, comenta a professora da UCPel, Ana Timm Soares. “Posteriormente, esses looks serão confeccionados pelos acadêmicos”, informou. A concepção e elaboração de todas as peças seguirão a proposta do evento, voltadas para a defesa de uma moda mais sustentável e ética.  

O curso de Design de Moda da UCPel ainda será responsável pela exibição do documentário The True Cost (O Verdadeiro Custo), que mostra aspectos e o impacto da indústria da moda em diversas localidades do mundo. A exibição ocorrerá dia 26 na sala de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), às 19h30min. O Cine UFPel fica localizado Rua Lobo da Costa, 447.

Além da programação organizada pela UCPel, o evento contará com outras atividades como oficina, lançamento de um editorial de moda, palestra, mesa-redonda e apresentação musical. Cerca de 20 expositores aderiram ao projeto e também estarão presentes no principal dia do evento. 

Toda a programação do Fashion Revoltion Day é gratuita. As responsáveis pela realização da iniciativa em Pelotas são as professoras do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Frantieska Scheneid e Camila Oliveira. Mais informações estão disponíveis aqui.

Sobre o evento - Criado em 2013, o Fashion Revolution Day é um evento mundial que tem o objetivo de conscientizar o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases da produção e do consumo. A ação quer incentivar as pessoas a refletirem sobre a produção completa da peça, desde o agricultor que cultiva o algodão, até a compra que é o último passo da jornada. O movimento foi idealizado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013, que deixou mais de 1, 1.133 mortos e 2.5 mil feridos.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Quarta-feira (26)
19h30 – Cine Sustentabilidade - Rua Lobo da Costa, 447

Quinta-feira (27)
19h30 – Coquetel de Lançamento na Nina Garimpa - Gonçalves Chaves, 322

Sábado (29)
Local: Pelotas Parque Tecnológico 

15h – Oficina ‘Diy Chocker’
15h – Lançamento da exposição ‘A mulher do fim do mundo’
16h – Palestra Slow Fashion com Carol Souza
17h – Mesa-redonda ‘Por uma moda mais sustentável’
18h – Pocket Show com Garcez e Zilla Sonoro 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?