/ Notícias / UCPel integra atividade que marca os 48 anos de ZH
UCPel integra atividade que marca os 48 anos de ZH
27.04.2012 | 09:56 | #jornalismo
UCPel integra atividade que marca os 48 anos de ZH
Cantar os parabéns, assoprar as velinhas e cortar o bolo. Aniversário geralmente se comemora assim, cheio de balões e gente reunida. Mas, ao se tratar de um dos veículos de comunicação mais importantes do Estado, a reunião de pessoas ocorre de forma diferente: gira em torno da celebração e incentivo à profissão responsável por fazer a informação estampar diariamente a capa dos jornais. Há quatro anos, no período em torno do dia 4 de maio, data em que celebra suas primaveras, o Jornal Zero Hora peregrina pelas principais Faculdades de Jornalismo do Rio Grande do Sul, levando um de seus profissionais para debater a atividade e compartilhar sua experiência sobre o dia a dia da profissão à comunidade acadêmica. Nesta edição, quem visita a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é a jornalista Rosane de Oliveira, editora de Política, colunista de ZH, apresentadora do Gaúcha Atualidade e comentarista da TVCOM. Sua palestra ocorre na próxima quarta-feira (2), às 19h15min, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Embora voltado a estudantes e profissionais, o evento é aberto ao público. Na UCPel, todas as aulas do curso de Jornalismo serão suspensas em função da palestra, com exceção das disciplinas com prova previamente agendada. Para quem não puder participar presencialmente, alunos da disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Raquel Recuero, realizarão a cobertura online da palestra, através de blogs e do Twitter. O conteúdo também será divulgado no site do Jornal, via Cover it Live - ferramenta online que permite a realização de cobertura minuto a minuto. Os estudantes encarregados de cobrir o evento serão orientados e receberão certificados pela participação.

Palestrante
Rosane de Oliveira é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), estando em atuação no grupo RBS desde 1993. No dia a dia agitado, além de todas as atribuições que assume, ainda consegue colocar notas no Blog e escrever em seu perfil no Twitter, o @rosaneoliveira, que está próximo dos 15 mil seguidores. Em 1999, fez o Master em Jornalismo para Editores, da Universidade de Navarra, no Centro de Extensão Universitária de São Paulo.

Anteriores
Editores, repórteres e colunistas do jornal Zero Hora visitarão, neste ano, 21 Faculdades de Jornalismo em 15 cidades do Estado. Na UCPel, as visitas costumam mobilizar um público bastante intenso. Em 2011, quem compartilhou suas experiências com os aspirantes à jornalista foi o então editor-chefe do Jornal, Altair Nobre, que abordou os diversos temas da profissão. A fotografia jornalística teve sua vez em 2010, quando o editor-chefe de fotografia, Ricardo Chaves, foi o responsável pela palestra. A estreia da atividade, em 2009, ocorreu com a presença do colunista David Coimbra, um dos coautores do livro “45 Reportagens que Fizeram História” – publicação comemorativa pelos 45 de ZH.