/ Notícias / UCPel inscreve para Pós-graduação
UCPel inscreve para Pós-graduação
17.08.2007 | 00:00
UCPel inscreve para Pós-graduação

Estão abertas até o dia 31 as inscrições para quatro cursos de pós-graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Serão disponibilizadas vagas para especialização em Desenvolvimento de Medicamentos, Análises Clínicas, Ensino da Língua Espanhola em Pelotas e MBA em Gestão Empresarial, para São Lourenço do Sul. Egressos da UCPel têm direito a desconto nas mensalidades. Pela Internet, as inscrições vão até o dia 28.

A seleção para ingresso será feita através de estudo da ficha padronizada de informações, curriculum e análise de dados complementares em entrevista com a Comissão do respectivo curso. A previsão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UCPel (PROPGPE) é de que as aulas para todas as pós-graduações comecem no dia 14 de setembro.

Desenvolvimento de Medicamentos: Para o coordenador da especialização em Desenvolvimento de Medicamentos, professor Fabian Teixeira Primo, uma das importantes características do curso é a qualificação dos professores, conhecidos em nível nacional e internacional. “Com as novas diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em farmácia forma profissionais generalistas. É a especialização que vai direcionar qual a área que o farmacêutico irá atuar”, destacou, ao comentar que já estão previstas no currículo visitas a estabelecimentos farmacêuticos, em Porto Alegre.

A especialização em Desenvolvimento de Medicamentos destina 30 vagas principalmente a egressos dos cursos de Farmácia e tem como finalidade aperfeiçoar o profissional para atividades técnico-administrativas em ambientes que vão desde farmácias de manipulação até instituições de pesquisa farmacotécnica.

Ensino da Língua Espanhola: Sob a coordenação do professor Jorge Espiga e em sua terceira edição, o curso de pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola tem 360 horas/aula previstas e será realizado semanalmente. As 30 vagas disponíveis para a especialização são destinadas principalmente a licenciados em Letras com habilitação ou proficiência em Espanhol. De acordo com o coordenador, a idéia é a qualificação na proficiência (competência) na língua espanhola e ao mesmo tempo o aprimoramento para o mercado. Este está em ascensão, apoiado pela lei que torna obrigatório o ensino da língua espanhola nas escolas. “Contamos com corpo docente de altíssima qualidade, com quase a totalidade de professores doutores, com larga atuação em pesquisa. A proposta é dinâmica, moderna, com teorias lingüísticas de ponta”, disse. Entre outros conteúdos, o cronograma do curso inclui a reflexão crítica sobre o ensino da língua e sua contextualização na atual grade curricular da escola brasileira.

Análises Clínicas: Já a especialização em Análises Clínicas contempla em seu currículo a capacitação, qualificação e atualização de profissionais farmacêuticos-bioquímicos no segmento proposto. De acordo com o coordenador da especialização, professor Ricardo Ricci Falchi, o público-alvo abrange farmacêuticos-bioquímicos que trabalhem ou pretendem trabalhar em laboratórios de análises clínicas ou em pesquisa na área de Patologia Clínica. “Procuramos trazer coisas novas, outras visões. Nossos professores não estão apenas em sala de aula, mas são profissionais atuantes também, e assim têm mais conhecimento para tratar do mercado. Esta área evolui rapidamente”, disse. São 25 vagas disponíveis.

MBA em Gestão Empresarial: O curso de pós-graduação em Gestão Empresarial será realizado em São Lourenço do Sul em parceria com a Associação Comercial e Industrial do município. Coordenada pelo professor Sérgio Renato Ferreira Decker, a especialização é direcionada para profissionais egressos de graduações comuns aos Sistemas de Gestão Empresarial, a especialização deve focar a importância do desenvolvimento sustentável das organizações empresariais. De acordo com o coordenador, o MBA tem se consolidado na metade sul, e a turma em São Lourenço será a primeira fora de Pelotas. Dependendo da demanda, outros cursos também podem ser desenvolvidos. “Pretende-se que não seja um curso isolado, mas uma parceria todos os anos oferecendo cursos de especialização”, adiantou.

O curso  disponibiliza um número máximo de 35 vagas.

Sobre as inscrições: Quem realizar o procedimento via Internet tem prazo até o dia 28 de agosto para se inscrever. O endereço é www.ucpel.tche.br. Já as inscrições feitas diretamente na PROPGPE (rua Félix da Cunha, 412) estarão abertas até o dia 31 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 65,00. Mais informações pelos telefones (53) 2128.8262, 2128.8295 ou 2128.8012.