/ Notícias / UCPel inicia nova turma do Programa Jovem Aprendiz
UCPel inicia nova turma do Programa Jovem Aprendiz
27.01.2016 | 11:48 | #institucional #jovem-aprendiz
UCPel inicia nova turma do Programa Jovem Aprendiz
 25 novos aprendizes começaram nesta quarta-feira (27) as atividades de capacitação do Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O primeiro encontro do grupo contou com a presença dos alunos selecionados, seus familiares e representantes de duas novas empresas parceiras da UCPel no Programa: a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e o tabelionato Ney Lamas Serviço Notarial.

O curso profissionalizante terá a duração de 23 meses, compartilhados entre atividades teóricas, práticas e na empresa. A coordenadora do programa na UCPel, Simoni Triantafilu, explica que serão 20 dias em sala de aula para apresentação de teoria básica. Logo em seguida, os aprendizes irão dividir um turno do seu dia entre a atuação na empresa e o aprendizado do conteúdo específico em auxiliar de escritório geral.

Além da Santa Casa de Pelotas e o tabelionato Ney Lamas Serviço Notarial, são parceiros do Programa da UCPel a Mitra Arquidiocesana de Pelotas, o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) e a Rádio Universidade (RU). “Outras empresas que também necessitam atender o Decreto Federal nº 5.598/2005 podem procurar a UCPel para capacitar os aprendizes”, informa a coordenadora do programa.

O Programa Jovem Aprendiz oferece formação para jovens - entre 14 e 24 anos incompletos e pessoas com deficiência, sem limite de idade - aumentarem suas possibilidades de inserção no mercado do trabalho. O Decreto nº 5.598/2005 determina que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. A cota de aprendizagem varia de 5% a 15%, por estabelecimento.

Empresas interessadas em contatar o programa na UCPel devem procurar o setor do Jovem Aprendiz, localizado no Prédio Santa Margarida, no turno da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)2128.8087. Jovens interessados em participar do Programa também podem procurar o setor para preenchimento de ficha de cadastro. O prédio Santa Margarida fica localizado na rua Padre Anchieta, 1.274, com entrada pela rua Dom Pedro II.