/ Notícias / UCPel inclui empreendedorismo como componente curricular
UCPel inclui empreendedorismo como componente curricular
27.10.2014 | 10:28 | #institucional
UCPel inclui empreendedorismo como componente curricular
Ações empreendedoras começam a ganhar mais espaço na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Devido à aprovação de projeto contemplado por edital nacional lançado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Educação (MEC), novas formas de trabalhar a temática empreendedora nos mais variados âmbitos da Universidade já estão começando a sair do papel.

De acordo com a professora Letícia de Menezes, responsável pela elaboração do projeto, a proposta da UCPel ganhou destaque por sua transversalidade, pensada para atingir todos os cursos ofertados pela Instituição. “O Sebrae parabenizou a proposta da Católica justamente por ter sido umas das poucas a integrar o tema em todos os âmbitos da Instituição”, justifica.

Como primeira atividade do projeto, coordenadores de cursos e alguns professores visitaram a Feira do Empreendedor, realizada em Porto Alegre entre os dias 11 e 14 de setembro. O convite partiu do Sebrae e um dos objetivos da atividade foi sensibilizar para a temática e  mostrar as mais diversas formas de empreender.

A UCPel aderiu ao edital para fortalecer o conteúdo empreendedor que já vinha sendo trabalhado e inseri-lo de forma transversal no currículo. “Queremos formar profissionais com atitude de fazer e de colocar em prática ações que transformem a sociedade”, explica. Para isso, capacitações para professores ministrarem conteúdos do tema, encontros com alunos para ensinar como empreender e disseminação de informações junto à comunidade já estão programados para ocorrer. O Projeto Educação Empreendedora teve início em 2014 e terá término em 2016.

REE Brasil 2014
A professora Letícia esteve presente na quinta edição da Rodada de Educação Empreendedora (REE), que ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro em Angra dos Reis – Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo promover o contato e a troca de melhores práticas entre os agentes de ensino de empreendedorismo. “O encontro propiciou amplo debate sobre dificuldades, facilidades e, principalmente, possibilidades da implantação da educação empreendedora” complementou.