/ Notícias / UCPel inaugura sistema para transmissão de aulas simultâneas
UCPel inaugura sistema para transmissão de aulas simultâneas

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com novos recursos voltados à ampliação da interação entre o modelo presencial e o remoto síncrono. Quatro salas de aula já têm equipamentos que permitem a interação simultânea entre professores e estudantes presenciais com aqueles que permanecem no modelo remoto.

O equipamento é composto por um sistema de áudio e vídeo de alta qualidade, explica o supervisor de audiovisual da UCPel, Alisson Assumpção. “As câmeras utilizadas nas salas são robóticas com controle remoto, possibilitando ao professor trabalhar com a dinâmica que melhor couber no processo de ensino”, explica.

A plataforma utilizada para a interação segue sendo a do Google For Education, espaço em que o aluno acompanha tudo que ocorre na sala de aula e pode interagir a qualquer momento com o professor. Além da interação, as aulas também podem ser transmitidas e gravadas, o que viabiliza o acesso para quem eventualmente tiver dificuldade com a internet no momento da atividade.

De acordo com o pró-reitor acadêmico da UCPel, professor Ezequiel Megiato, o uso da nova ferramenta vem agregar ao atual contexto da educação. “Estamos sendo pioneiros, no sentido de aumentar a inclusão dos alunos e de qualificar o aproveitamento pedagógico”, avalia.

Outro ponto destacado pelo pró-reitor é que a nova tecnologia vai facilitar a participação de convidados externos à comunidade da UCPel. Também, deve contribuir para diminuir a infrequência com a possibilidade da aula síncrona. Conforme o pró-reitor, novas salas irão ganhar os equipamentos ao longo de 2022.

Aula inaugural

Para marcar o uso do equipamento, a Residência de Medicina de Família e Comunidade realizou uma aula inaugural com transmissão simultânea pelo Youtube. O encontro, organizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tratou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção Primária em Pelotas.

Palestraram no evento os professores Antônio Guarienti (UCPel), Ari Lemos (professor aposentado UCPel), Juvenal da Costa (UFPel) e Angela Moreira (UFPel), que participou do evento de forma remota. A atividade foi organizada pelos professores Alexandre Moch (UCPel) e Nádia Fiori (UFPel).

Redação: Rita Wicth - MTB 14101