Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo, no último dia 30, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estabeleceu oficialmente a proibição do uso de cigarro e assemelhados nas dependências da Universidade.
Conforme a integrante da comissão do Programa UCPel Mais Saudável, professora Clotilde Victória, a ação é motivada pela intenção de promover a qualidade de vida da comunidade universitária. “Temos o claro entendimento de que a Universidade trabalha em benefício da pessoa. Não somos contra ninguém; apenas somos contra o cigarro”, explicou.
A comissão espera que dentro de pouco tempo o resultado da campanha apresentará 100% de adesão. Conforme Clotilde, todos os prédios da Universidade foram visitados, e a maioria das pessoas já corresponde ao apelo. “Temos o claro entendimento de que o uso do tabaco causa três tipos de malefícios: ao próprio fumante, aos outros, que também são afetados pela fumaça, e ao meio ambiente”, disse.
A comissão deve seguir visitando todos os prédios da Católica, incluindo as Unidades Básicas de Saúde ligadas à Universidade, para ações de conscientização, reforço da proposta e avaliação de responsáveis pelos locais.
Acompanhamento para aqueles que quiserem parar de fumar é oferecido. Basta procurar o Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), no subsolo do prédio da Reitoria, ou pelo telefone (53) 2128-8202.

Uso de cigarros e assemelhados está proibido nas dependências da Católica