/ Notícias / UCPel garante segurança reforçada na realização da prova on-line do Vestibular 2021
26.10.2020 | 12:03 | #medicina #vestibular #odontologia

Frente a um novo contexto social, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) decidiu realizar o Vestibular 2021 inteiramente de forma remota. O ingresso para 11 cursos de graduação ocorre através da utilização da nota do Enem ou de prova agendada (dissertação sobre tema atual). A novidade recai para os candidatos aos cursos de Medicina e Odontologia, que farão prova on-line.

A UCPel garante que será providenciada uma vistoria rigorosa durante a aplicação do teste virtual marcada para o dia 13 de dezembro. O candidato deve preparar um ambiente isolado e silencioso, com computador e conexão estável à internet. É vedado manter interações orais durante a realização da prova. A UCPel também não se responsabiliza por quaisquer situações de ordem técnica dos computadores.

Serão duas etapas: das 8h às 10h (24 questões de múltiplas escolhas) e das 11h às 13h(redação e seis questões de múltiplas escolhas). O candidato deverá acessar o sistema da UCPel com antecedência mínima de 60 minutos. Será realizada a captura de imagem tanto do documento de identidade original quanto do rosto do candidato. A partir deste momento, torna-se impedida a ausência da frente da câmera, mesmo por instabilidade de rede.

O acompanhamento será realizado por fiscais e, também, por um software de inteligência artificial com monitoramento de vídeo e áudio. A UCPel ainda poderá acessar o IP (Internet Protocol) dos candidatos e rastrear o comportamento de teclado e mouse. A prova não pode ser realizada em smartphones ou tablets.

O que pode e o que não pode

Não é permitido ao candidato: o uso de relógio, estojos, óculos escuros, protetores auriculares, artigos de chapelaria, bijuterias, lápis, canetas de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, revistas, impressos, anotações, dispositivos eletrônicos (mesmo que separados da bateria e/ou desligados), armas de qualquer espécie, medicamentos e qualquer tipo de alimento.

O candidato pode: manter, em lugar visível, documento de identidade, caneta esferográfica transparente preta ou azul, 1 folha de papel totalmente em branco (para uso de rascunho), e uma garrafa transparente de água.

Venha para UCPel

As inscrições para prova on-line podem ser realizadas até o dia 4 de dezembro pelo www.ucpel.edu.br/vestibular. Neste mesmo endereço eletrônico, encontra-se disponível o Manual do Candidato, que oferece todas as informações referentes ao Vestibular 2021.

Até o dia 26 de outubro, as taxas de inscrição custam R$ 120,00 (Odontologia) e R$ 300,00 (Medicina). Após essa data, os valores passam para R$ 200,00 e R$ 400,00, respectivamente.

Redação: Max Cirne