/ Notícias / UCPel forma a primeira turma do curso de Odontologia
UCPel forma a primeira turma do curso de Odontologia
16.12.2020 | 16:52 | #institucional #odontologia
UCPel forma a primeira turma do curso de Odontologia

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) forma nesta sexta-feira (18) a primeira turma do seu curso de Odontologia. A colação de grau será realizada às 11h e de forma remota via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo Canal da UCPel no Youtube. O vídeo também ficará disponível para acesso posterior à cerimônia no mesmo endereço eletrônico.

Conhecida como a turma que ajudou na construção da graduação, os 41 futuros dentistas também serão lembrados por sua habilidade e segurança nos atendimentos prestados. Na avaliação da coordenadora do curso, professora Patrícia  Guerreiro, nos diversos estágios e locais por onde passaram, os preceptores foram unânimes em elogiar a forma como os acadêmicos sempre atenderam os pacientes.

Devido a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), a primeira turma se forma com um olhar humanizado. Laboratórios e ferramentas tecnológicas, como o acesso às imagens digitais e modelos 3D, por exemplo, também foram responsáveis por inserir os alunos no uso das inovações da odontologia, completa a coordenadora. “Um dos diferenciais dessa turma será a experiência com a odontologia hospitalar, outro importante cenário de atuação do dentista”, diz.

De acordo com o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o curso de Odontologia foi planejado a partir dos detalhes. Com um projeto pedagógico inovador, privilegia em seu currículo mais de 50% da carga horária em atividades práticas. “A formatura de uma primeira turma torna-se um momento histórico para a instituição. Parabenizamos nossos alunos e desejamos sucesso profissional ao nosso grupo de formandos”, diz.

Para marcar a história

A professora Fernanda Leal, paraninfa da turma, acredita que o grupo será lembrado por ser inquieto, contestador, e acima de tudo, afetuoso. “Cativam com naturalidade todas as pessoas com as quais convivem, são amigos, carinhosos e é assim que tratam professores, funcionários e pacientes. Divertidos, alegres e intensos, uma turma que não passa sem deixar marcas profundas”, analisa.

Conforme a docente, ter sido escolhida paraninfa é motivo de orgulho e de responsabilidade. “Criamos uma relação de amizade e carinho que não se explica. Vou levar sempre comigo um pouquinho de cada um, eles me ensinaram a ser uma professora melhor e fico honrada de dizer que meus afilhados e, em seguida, colegas, farão sempre parte da minha vida”, diz.

Homenageada pela turma, a professora Katerine Pilownic, define os 41 futuros dentistas como um grupo que soube aproveitar as oportunidades que tiveram. “Eles nos ajudaram a construir o curso de uma forma leve e inovadora. Sairão para o mercado com uma formação humanizada, conduzida por professores qualificados e que dispunham de ferramentas tecnológicas para promover um ensino de qualidade”, comenta.

Escolhida a oradora da turma, a acadêmica Glenda Marques destaca o quadro docente e a estrutura das clínicas odontológicas como diferenciais da formação. “Poder contar com professores capacitados e sempre dispostos foi essencial para a nossa formação e com certeza um dos pontos mais positivos”, avalia.

Para Glenda, a primeira turma da Odonto UCPel ficará eternizada por sua alegria e parceria. “A recordação mais bonita que eu vou guardar da turma é de quando nos reuníamos e todos interagiam, conversavam, riam junto, isso passava uma energia muito boa”, relembra.

Também serão homenageados os professores Lucas Moura, Giovane Gomes e a funcionária Alice Valente. A patrona será a coordenadora do curso, professora Patrícia  Guerreiro.

Primeira turma do curso de Odontologia UCPel

Vitória Al-Alam Neves

William Gelain Rotta

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

As fotos foram feitas no final de 2019 e começo de março de 2020.