/ Notícias / UCPel firma mais dois contratos com o Sebrae
UCPel firma mais dois contratos com o Sebrae
05.09.2012 | 16:00 | #institucional
UCPel firma mais dois contratos com o Sebrae
Mais duas ações para fomentar o desenvolvimento regional foram firmadas nesta quarta-feira (05) entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). Consultoria tecnológica para micro e pequenas empresas e ciclo de palestras são as novas parcerias entre as duas entidades. A assinatura dos contratos foi realizada no hotel Jacques Georges Tower, onde ocorria a nona edição do Encontro MPE Grande Sul, promovido pelo Sebrae Gaúcho.

O Sebraetec, uma das iniciativas, prevê assessoria tecnológica por parte de professores consultores, com o auxílio de estudantes, para micro e pequenas empresas de 20 municípios da região. Os empreendimentos, encaminhados pelo Sebrae, receberão orientações nas áreas de marketing, design e arquitetura de interiores. As consultorias devem ter início imediato, após orientação sobre a metodologia adotada pelo Sebrae.

O segundo contrato diz respeito a um ciclo de palestras que levará a Capão do Leão, Pedro Osório, Cerrito, Morro Redondo, Arroio Grande e Canguçu uma detalhada análise sócio-econômica de sua realidade. Junto a isso, os encontros irão apontar, também, oportunidades nesses municípios. As atividades serão lideradas pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa/UCPel). “Vamos levar a cada comunidade uma impressão de como ela está e como pode vir a ficar”, explicou o coordenador do Itepa, economista Erli Massaú.

Os contratos foram firmados na presença do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior; do diretor superintendente do Sebrae/RS, Léo José Hainzenreder; da gerente regional do Sebrae/RS, Rosani Ribeiro; e do coordenador de Educação Continuada da UCPel, José Luís Silveira da Costa.

De acordo com Hainzenreder, o Sebrae gaúcho busca firmar parcerias com universidades a fim de atender toda a demanda dos empreendimentos do Estado. “Além de atingir nosso público, estamos trabalhando com estudantes que podem aplicar a teoria na prática e isso é muito importante para nós. Nessa união todos ganham”, comentou.

O reitor destacou que é característica da UCPel o trabalho junto à comunidade. “Nossa luta é pelo desenvolvimento da cidade e da região”, pontuou.

Negócio a Negócio
Neste ano, UCPel e Sebrae já deram início à parceria com o projeto Negócio a Negócio, que visita empresas em Pelotas, Herval, Jaguarão e Santana da Boa Vista. A iniciativa inclui diagnósticos empresariais, seguidos de elaboração e implementação de plano de ação específico para cada empreendimento, com acompanhamento da execução do projeto. Contabilizando todas as incursões previstas às empresas, serão 1,8 mil atendimentos para aproximadamente 600 empresários individuais e microempresários.