/ Notícias / UCPel estuda implantação do projeto Farmácia Solidária como ação extensionista
UCPel estuda implantação do projeto Farmácia Solidária como ação extensionista
20.05.2021 | 16:30 | #farmacia #edr
UCPel estuda implantação do projeto Farmácia Solidária como ação extensionista

O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, recebeu a visita da deputada estadual e egressa da instituição, Fran Somensi, nesta quinta-feira (20). Na pauta do encontro, a apresentação do Programa Solidare – Farmácia Solidária, que incentiva a conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos.

Aprovado pela Assembleia Legislativa do RS como Projeto de Lei em 2019, a Farmácia Solidária existe há seis anos na cidade de Farroupilha. De acordo com a deputada, o projeto também classificado como de economia circular foi responsável por atender 23 mil receituários médicos e gerar uma economia de três milhões para os cofres públicos desde a sua criação.

Além do reaproveitamento de medicamentos para a doação, outro aspecto importante da iniciativa são atividades de educação ambiental, visto incentivo ao descarte correto de medicamentos vencidos. “Cerca de 95% dos medicamentos costumam ser descartados no lixo comum. Nos cinco anos do projeto em Farroupilha, evitamos que três toneladas de medicamentos vencidos fossem parar no meio ambiente”, explica a parlamentar.

A partir da visita virtual, que contou ainda com a participação do professor do curso de Farmácia, Renato Viana, e do gerente-geral de Comunicação e Marketing, Ivan Rodrigues, a Católica irá definir qual a melhor forma de implantar a iniciativa dentro das ações extensionistas já existentes.

Na avaliação do reitor da UCPel, a Católica possui estrutura para abrigar o projeto, especialmente por atender diariamente muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)e contar com uma graduação em Farmácia. “Uma alternativa a ser estudada é implantar a Farmácia Solidária junto ao Núcleo Ambulatorial do Campus Dr. Franklin Olivé Leite, visto o grande fluxo de pessoas que por ali passam diariamente”, avalia o reitor.

Relação próxima com a UCPel

Natural da cidade de São Jorge d’Oeste, no Paraná, a deputada Fran Somensi escolheu a UCPel para cursar a graduação em Farmácia e Bioquímica. Formada em 2000, escolheu a cidade de Farroupilha para sediar a sua primeira farmácia, que hoje conta com outra unidade em Bento Gonçalves.

Com o perfil voltado à orientação farmacêutica, criou em 2015 o projeto Farmácia Solidária, iniciativa voltada ao reaproveitamento de medicamentos que no mesmo ano de criação recebeu reconhecimento nacional. “Depois de uma reportagem do Jornal Nacional sobre o projeto, começamos a ser procurados por outros estados e países”, lembra.

O olhar comunitário da parlamentar sempre foi incentivado pelos pais e também aprimorado durante os anos de acadêmica na UCPel. “A UCPel sempre realizou um trabalho social importante para a região sul. Esse direcionamento foi fundamental para uma formação mais humanizada”, lembra.

Atualmente, a Farmácia Solidária já conta com 12 unidades em operação, incluindo o município de Morro Redondo. Os próximos passos devem ser a implantação de uma unidade em Pelotas e o desenvolvimento de um aplicativo que facilite a doação de medicamentos.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101