/ Notícias / UCPel estende suspensão de atividades presenciais até o dia 29/05
UCPel estende suspensão de atividades presenciais até o dia 29/05
14.05.2020 | 15:48 | #institucional #coronavirus
UCPel estende suspensão de atividades presenciais até o dia 29/05

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), conforme orientações do Comitê Interno de Gestão – COVID 19, do Grupo APAC, e das determinações impostas pelo decreto 55.241/20, do Governo do Estado, e pelo decreto 6.267/20, da Prefeitura de Pelotas, informa que continuam suspensas, até o dia 29/5, as atividades teórico-cognitivas presenciais nos campi da instituição. Segundo autorização da Portaria 343/20, do Ministério da Educação, as aulas no período em questão continuarão sendo mediadas por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Em paralelo, a UCPel comunica que tem providenciado a retomada parcial dos estágios e das atividades práticas, e que está concluindo o planejamento e a organização das ações de ensino-aprendizagem para a retomada gradual dos demais exercícios práticos de todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e do Instituto de Formação Humanística. Logo, reforça que não haverá prejuízo aos alunos. Um novo cronograma deve ser divulgado em breve, tão logo seja autorizado o recomeço das aulas pelas instituições de ensino.

A UCPel, contudo, ainda de acordo com as recomendações do Comitê Interno COVID-19 e diante das previsões epidemiológicas em curso no Rio Grande do Sul e no Brasil, afirma ter convicção de que a retomada das atividades não representará volta à normalidade corrente no período anterior à pandemia, tanto no formato das atividades teórico-cognitivas quanto nas formas de convivência,  nos espaços da universidade ou mesmo no relacionamento da sociedade de forma geral. Por esta razão, informa que está trabalhando nas adequações e nas adaptações necessárias para o cumprimento dos protocolos de segurança vigentes.

Como já vem sendo informado desde 19/03, funcionários e professores da Universidade seguem trabalhando remotamente, recebendo seus salários integrais e em dia. Ao mesmo tempo, a UCPel segue honrando com os compromissos firmados junto a fornecedores, bem como com suas obrigações legais. Sendo assim, igualmente como já comunicado, alunos com dificuldades financeiras devem entrar em contato com a instituição através do e-mail financeiro@ucpel.edu.br para solicitar as opções de renegociação.

Por fim, a UCPel ressalta que tem atuado, dentro do cenário de excepcionalidade, para garantir a manutenção e o cumprimento do calendário acadêmico, sem prejuízo ao aluno e ao processo de aprendizagem. E, como instituição comunitária, sem fins lucrativos, segue atenta, presente e colaborativa quanto às demandas de Pelotas e região, em especial aos temas mais urgentes no momento atual, através de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão junto ao poder público e à comunidade.