/ Notícias / UCPel estará em encontro da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
UCPel estará em encontro da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
17.09.2013 | 16:23 | #servico-social
UCPel estará em encontro da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
De 18 a 20 de setembro, a coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Andréa Heidrich, participa da Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). O evento, que ocorre de dois em dois anos, desta vez será realizado em Londrina, no Paraná. 

Durante a sua trajetória, a ABEPSS consolidou-se como o espaço de acompanhamento da implementação das Diretrizes Curriculares dos cursos de Serviço Social em todo o Brasil. Chegando aos 67 anos de atividade, a entidade tem cumprido a difícil tarefa de coordenar e articular o projeto de formação dos profissionais da área. 

A docente da UCPel estará participando de debates que encaminham os rumos da formação acadêmica, com a implantação das Diretrizes Curriculares propostas pela entidade. Conforme explica Andréa, ao atuar sob a perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a ABEPSS possibilita aos pesquisadores trocarem experiências no sentido de alinhar políticas educacionais e evidenciar como as estruturas curriculares incidem na qualidade de ensino. “O que estará em discussão é o projeto ético-político do Serviço Social. Eventos como esse suscitam reflexões sobre a política de estágio, por exemplo, cujas práticas se consolidam em diferentes espaços, exigindo supervisão de campo e acadêmica”, explica Andréa.

Buscando a organicidade da pesquisa no interior dos espaços acadêmicos, a ABEPSS realiza uma série de atividades junto às unidades de formação acadêmica a ela filiadas. Esse processo proporciona o conhecimento da situação da formação profissional e ajuda a traçar parâmetros comuns para serem executados por todos os profissionais da área de Serviço Social.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?