/ Notícias / UCPel está presente na 24ª Assembleia da Federação Internacional das Universidades Católicas
24.07.2012 | 17:51 | #institucional
Universidades católicas de todas as partes do mundo estão reunidas esta semana em São Bernardo do Campo, São Paulo, para discutir os rumos da educação do segmento. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está presente nas discussões da 24ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O reitor José Carlos Bachettini Júnior e a pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti, participam das atividades, que debatem, principalmente, sobre ensinar e aprender na Universidade Católica - Educar e Formar.

O encontro discute metodologias, tendências, tecnologias e boas práticas na vida acadêmica de milhões de estudantes das mais diversas nacionalidades.

A programação inclui temas como abordagens educacionais, projeto educacional humanitário, recursos humanos acadêmicos, relacionamento entre professor e estudante no século 21, conexões de conhecimento entre disciplinas, abordagens inovadoras em ensino, concepção de currículo integral e liderança no século 21.
Haverá, também, a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa global da FIUC sobre a cultura dos jovens na Universidade Católica.

De acordo com o reitor, a presença da UCPel no evento encontra significado na grandeza da Assembleia não só em tamanho, mas em qualidade. Estão presentes a hierarquia da Igreja, do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reitores de todas as Universidades Católicas da África, América do Norte, América Latina, Ásia e Europa, da Tanzânia à Cracóvia.

A Assembleia teve início nesta segunda-feira (23), com a celebração da Eucaristia presidida pelo cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica. De acordo com ele, uma crise de fé está sendo vivenciada e este é o maior desafio da Igreja, principalmente no ano da fé, que começa em outubro.
Conforme explicitou, as Universidades Católicas terão a tarefa de ensinar e aprender a fé, além de serem comunidades de fé, na busca da verdade. “Devem mostrar a fé como fermento de cultura e estímulo de desenvolvimento do homem, integridade da razão e racionalidade, integrando a Teologia a todas as cátedras”, relatou o reitor. Segundo ele, a Universidade tem que se sentir Igreja e sinal operante da Igreja e da fé.

Um dos primeiros temas que Bachettini e Patrícia acompanharam envolveu novos tempos, novos alunos, novos professores. “Tudo muda muito rápido. Teremos que incitar a reflexão sobre o sentido das coisas e partir para o campo prático com ética.
A Universidade tem que ser um lugar para participar, com confiança e compromisso. Enfim, um lugar de aquisição”, destacou o reitor.

Representatividade
Em todo planeta, existem 1.358 entidades católicas dedicadas ao ensino superior, de acordo com dados do Vaticano. No Brasil, são 152 instituições filiadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), que atuam com cerca de um milhão de vagas, com formação integral e humanística.

A FIUC é a mais antiga e maior associação de Universidades Católicas do mundo. A entidade realiza Assembleia a cada três anos em diferentes países. A última ocorreu em Roma. É a terceira vez que o Brasil sedia a Assembleia.

foto3_.JPG
Reitor e pró-reitora acompanham as discussões do evento