Dois trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (Ecos/UCPel) foram premiados na Mostra Competitiva do SET Universitário, promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O evento ocorreu em Porto Alegre, entre os dias 17 e 19 de setembro.
Embora formulado por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o vídeo Diga Não à Pirataria venceu na categoria Vídeos Educacionais e Institucionais de Relações Públicas. A peça conta em um minuto a história de um típico nerd que nunca teve envolvimento com mulheres e se decepciona ao conhecer de perto um travesti. A idéia é de mostrar a que tipo de situação estão sujeitos os consumidores de produtos piratas.
Daniel Trzeciak Duarte, ator principal do vídeo, foi quem teve a idéia de inscrevê-lo no SET e ficou surpreso com a vitória. “Sabíamos que era um trabalho bem feito, mas concorremos com equipes de todo o Estado e país. Não tínhamos idéia de que poderíamos ganhar”, afirmou.
O outro representante da UCPel na Mostra Competitiva foi Marcos Leivas da Silva, responsável pela formulação do portal multimídia Crit-inform Suricato. A página eletrônica faz a relação entre a principal característica dos suricatos (animais mamíferos famosos por sua rapidez) e o dinamismo que os comunicadores têm de ter para estarem antenados com o mundo. “Aquele jeito agitado do suricato tem tudo a ver com a característica necessária a qualquer formador de opinião”, destacou Leivas da Silva, que também concorreu a prêmios nas categorias Curta-metragem, Crônica e Telejornal Laboratório.
Sobre o evento
O SET Universitário ocorre anualmente desde 1988 e serve de estímulo para troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Nesse ínterim, a Mostra Competitiva constituiu-se em um dos principais propósitos do evento, uma vez que fomenta a produção de trabalhos na futura área de atuação do comunicador.