/ Notícias / UCPel e UFPel terão evento sobre desafios e perspectivas do ensino
UCPel e UFPel terão evento sobre desafios e perspectivas do ensino
24.06.2013 | 12:06 | #pedagogia
UCPel e UFPel terão evento sobre desafios e perspectivas do ensino
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Universidade Federal (UFPel) realizam, nesta terça-feira (25) um evento conjunto sobre os novos desafios e perspectivas da licenciatura em Pedagogia. O encontro terá como atração a pedagoga Maria Beatriz Luce, PhD em Educação pela Universidade de Michigan e figura expressiva na área no Brasil. A palestra será realizada no Auditório Dom Antônio Zattera, às 19h.

A atividade marcará a Aula Inaugural da Pedagogia da UFPel e será espaço, também, de atividade dos professores do Centro de Educação e Comunicação da Católica. "A palestrante é uma referência na área de Educação e será um momento privilegiado de debate", adiantou o diretor do Centro, professor Jairo Sanguiné.

A coordenadora pedagógica da UCPel, professora Ieda Assumpção, e a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Beatriz Rodrigues, lembram que a palestra é imperdível para alunos de Pedagogia e um momento especial também para estudantes de outras licenciaturas. Isso porque a palestrante deverá abordar elementos que perpassam as mudanças no cenário dos ensinos Fundamental e Médio do país e que devem, por consequência, afetar a formação de professores. Provocam essa reflexão, por exemplo, a alteração da legislação gaúcha sobre o Ensino Médio; o ingresso na escola de todas as crianças aos quatro anos, a partir de 2016; e a educação integral, discutida nacionalmente.

A palestrante
Maria Beatriz Luce é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Educação e Doutora em Educação (PhD), pela Michigan State University. É professora titular de Política e Administração da Educação na UFRGS, com diversas experiências de administração acadêmica. Foi a Reitora protempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de 2008 a 2011; e a partir de 2012 colabora como professora-orientadora no Mestrado Profissional em Educação desta instituição.

Foi conselheira no Conselho Nacional de Educação, atuando na Câmara de Educação Superior de 2008 a 2012 e na Câmara de Educação Básica de 2004 a 2008. Participa ativamente de diversas entidades acadêmico-científicas, como Latin American Studies Association (LASA), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional  de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), tendo sido nesta presidente e diretora de Pesquisa e Publicações. Foi editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação durante vários períodos; e membro do conselho editorial de outros periódicos; atualmente colabora com Globalisation, Societies and Education. Participou da comissão especial que propôs o SINAES e de muitos outros trabalhos na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Legislação Educacional, Gestão Universitária e Educação Comparada.