/ Notícias / UCPel e UFPel convidam para o Workshop Filosofia da Religião
UCPel e UFPel convidam para o Workshop Filosofia da Religião
08.07.2014 | 13:38 | #filosofia
UCPel e UFPel convidam para o Workshop Filosofia da Religião
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia nos dias 14 e 15 de julho o 1º Workshop Filosofia da Religião: Alvin Plantinga, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da UCPel. O workshop abordará a temática Religião, Naturalismo e Ciência e, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras com ministrantes internacionais, buscará criar um fórum acadêmico de discussões sobre temas fundamentais em Filosofia da Religião. As inscrições são gratuitas.

Nessa sua primeira edição, o evento estará voltado exclusivamente para o pensamento do filósofo Alvin Plantinga e para sua crítica ao Naturalismo. O Workshop Filosofia da Religião é um evento científico de abrangência internacional que pretende ser o primeiro de uma série de eventos regulares, cujo propósito permanecerá sendo o fomento da pesquisa e a discussão sobre Filosofia da Religião no Brasil. Além disso, como o público-alvo não se restringe apenas aos profissionais e estudantes de Filosofia – setores como Teologia, Antropologia, Epistemologia e Biologia também estão contemplados –, o workshop busca fortalecer uma relação interdisciplinar e um debate aprofundado entre as áreas, o que representa um ganho considerável em termos conceituais.

Na oportunidade, serão tratados temas que buscam uma reflexão filosófica sobre o fenômeno religioso, trazendo à tona as implicações éticas dessas investigações.

De acordo com o diretor do Instituto Superior de Filosofia da UCPel, professor Enir Cigognini, diante do que podemos chamar de “dessacralização”, há um crescimento muito grande do fenômeno religioso. “A Filosofia tem uma pretensão fundamentada de, também, refletir sobre isso. Não de um ponto de vista confessional. Não de uma filosofia budista ou católica falando sobre as religiões. Mas, sim, a própria Filosofia refletindo de maneira crítica sobre a realidade humana e o fenômeno religioso, como um todo”, concluiu Cigognini.

Dentre os palestrantes convidados, destacam-se os conferencistas Enrique Moros, da Universidade de Navarra, na Espanha; Agnaldo Portugal, da Universidade de Brasília (UNB); e Roberto Pich, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O workshop também permite a inscrição de trabalhos relacionados ao tema. Até quinta-feira (10), os interessados devem enviar para o e-mail wsfilosofiadareligiao@gmail.com o formulário com nome, telefone, vínculo acadêmico (se houver), titulação ou área, e tema, além de anexar um resumo do trabalho. Para os interessados em assistir, as inscrições para receber certificados vão até sexta-feira (11), pelo mesmo e-mail. Devem ser enviados nome completo, telefone e vínculo acadêmico. Para a certificação, é necessária frequência mínima de 75% no evento.

O workshop será realizado na sala 403C da UCPel.