Na tarde da sexta-feira (18), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região Sul (Sinduscon) firmaram uma parceria que deve beneficiar os estudantes em seu aprendizado prático. O convênio de estágios permitirá que o Sinduscon atue como intermediário entre universidade e empresas, ao realizar encaminhamento de estudantes para atuação no mercado.
O convênio foi assinado pelo Reitor da UCPel, Alencar Mello Proença e pelo presidente do Sinduscon, Paulo Zechlinski, acompanhados pelo diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura da UCPel, Paulo Guterres. A demanda das empresas por estagiários deve ser feita pelo Sinduscon, que encaminha as solicitações à universidade. Já a UCPel realiza uma pré-seleção de alunos interessados, de acordo com a área de atuação, e os envia ao sindicato para que este os direcione às empresas solicitantes. “Vamos cumprir o que a moderna engenharia precisa: vínculo empresa-universidade”, salientou Guterres, ao colocar que o envolvimento entre as instituições com o convênio estreita os vínculos de relacionamento. “É uma oportunidade que se abre para os acadêmicos exercitarem o que aprendem na universidade e para que as empresas supram suas necessidades no futuro”, afirmou Zechlinski. Desta forma, o vínculo permite que os acadêmicos cheguem mais preparados ao mercado de trabalho, pela oportunização de treinamento dentro das próprias empresas.
O reitor da UCPel reafirmou a disposição de ligação entre empresas e universidade, sempre através do intermédio do Sinduscon. “Para a UCPel, vincular-se sob a forma de intercâmbio de relações é cumprir a temática de avançar em pesquisas que resultem em políticas públicas ou privadas”, afirmou. Na oportunidade, o reitor lançou a proposta de que o Sinduscon conheça as pesquisas desenvolvidas na universidade que tenham relação com a área e opine sobre as necessidades do mercado, para que os trabalhos sejam focados em temas de relevância para a categoria. “Estamos caminhando para projetos mais amplos que envolvem pesquisa de novos materiais e processos produtivos, com ação conjunta”, disse Guterres.