/ Notícias / UCPel e Sinduscon apresentam CUB Região Sul
UCPel e Sinduscon apresentam CUB Região Sul
26.04.2022 | 16:49 | #engenharia-civil #edr
UCPel e Sinduscon apresentam CUB Região Sul

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon/Pelotas) divulgam nesta quarta-feira (27) os primeiros resultados do levantamento feito para determinar o Custo Unitário Básico de Pelotas e região - CUB Região Sul. O cálculo inédito, que será apresentado no Auditório Dom Antônio Zattera, foi realizado com a participação de alunos do curso de Engenharia Civil, com apoio do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR).

O evento será aberto pela palestra “CUB Regional: perspectivas do setor da construção civil na zona sul do RS”, pelo professor da Engenharia, José Antônio Pedreira. Logo em seguida ocorre o lançamento da primeira edição dos cálculos do CUB focado na região sul do Estado. A cerimônia ainda contará, ainda, com a participação de 23 empresários que colaboraram para a realização da pesquisa baseada na identificação dos preços de materiais e de serviços prestados por profissionais da construção civil em Pelotas e cidades da região.

A parceria firmada em 2021 entre Católica de Pelotas e Sinduscon realizou a pesquisa de preços em cinco pilares ligados ao setor, que são parâmetros para os gastos com insumos e mão de obra de uma construção: aço, varejo, esquadrias, concreto e construtoras.

Redação: Alessandra Senna