/ Notícias / UCPel e Sebrae firmam parceria em benefício da região
UCPel e Sebrae firmam parceria em benefício da região
20.06.2012 | 11:00 | #administracao
UCPel e Sebrae firmam parceria em benefício da região
Uma parceria que beneficiará estudantes, microempresas e empreendedores individuais de Pelotas e região foi firmada na tarde desta terça-feira (19) entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Projeto de Atendimento Negócio a Negócio busca alavancar pequenos empreendimentos por meio da assistência de estudantes da área de Administração de todo o país, e, agora, a UCPel é a mais nova parceira desta iniciativa.

Além do presidente e do vice-presidente da Empresa Júnior UCPel, Santiago Silveira e Ícaro Mendes, participaram do encontro os professores da Universidade José Luís da Costa e Samuel Ongaratto; a gerente do Sebrae Pelotas, Rosâni Ribeiro; a gestora do Projeto Territórios da Cidadania, Jussara Argoud; e a gerente de políticas públicas do Sebrae Porto Alegre, Trangriane Santos. “A UCPel, além de ter potencial técnico e pessoal para a execução do projeto, é uma instituição aberta às parcerias com o Sebrae, o que nos deixa muito feliz”, disse Rosâni.

O objetivo do projeto é estabelecer um vínculo de atendimento continuado que possibilite o crescimento de empresas e, também, o contato dos estudantes com a realidade prática do mercado. Na UCPel, estudantes de Administração formarão equipes que atenderão cerca de mil pequenas empresas e empresários de Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Herval, Jaguarão, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista e São José do Norte.

O projeto funcionará com uma atuação ativa dos estudantes, que visitarão as empresas, farão um levantamento geral, apresentarão um diagnóstico do negócio e traçarão um plano de ação. A partir daí, os acadêmicos-consultores encaminham o empresário à consultoria ou capacitação necessária para melhorar o seu negócio. O Projeto de Atendimento Negócio a Negócio proporciona contatos presenciais com os proprietários de pequenos empreendimentos buscando a conexão entre a empresa assistida e o Sebrae.

O professor José Luís da Costa, responsável pela Educação Continuada na UCPel, afirma que esta parceria com o Sebrae é o resultado de esforços da Universidade. “Nosso trabalho tem gerado frutos e esta é mais uma oportunidade para qualificarmos nossa graduação a aproximarmos nossos acadêmicos do mercado de trabalho”, afirmou.

Agora, os professores da Católica envolvidos no projeto se reunirão para resolver questões acadêmicas – quais e quantos alunos participarão do Negócio a Negócio, por exemplo. A ideia é que dentro de um mês as atividades do projeto comecem a ser realizadas.