/ Notícias / UCPel e Santa Casa firmam convênio para atuação de acadêmicos da Medicina
UCPel e Santa Casa firmam convênio para atuação de acadêmicos da Medicina
11.02.2022 | 15:07 | #medicina
UCPel e Santa Casa firmam convênio para atuação de acadêmicos da Medicina

Além do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), a Santa Casa de Pelotas também passa a ser campo de estágio dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O convênio entre as instituições foi assinado nesta quinta-feira (10) pelo reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior e o provedor da Santa Casa, Maurício Goldbaum. 

Acadêmicos dos 5º e 6º anos da Medicina, matriculados no estágio curricular obrigatório, vão atuar na Clínica Médica, dentro das áreas de Oncologia e Cardiologia; e na Clínica Cirúrgica, junto ao Serviço de Urgência e Emergência da Traumatologia e Ortopedia e da Anestesiologia.

Conforme a coordenadora do curso de Medicina, professora Regina da Silveira, a Santa Casa foi escolhida por ser referência nessas áreas e também contar com trânsito maior de pacientes nessas especialidades do que o hospital da UCPel. “Nosso curso cresceu muito. Devido a isso, estamos buscando novos cenários para qualificar a formação do aluno”, explica. 


Retorno às origens


Durante a cerimônia, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, lembrou que a Santa Casa foi o primeiro hospital de ensino do curso de Medicina, criado em 1962. “A UCPel volta a ter como cenário de aprendizagem a Santa Casa. Para nós, isso é um motivo de muita honra”, avalia. 

De acordo com o reitor, a parceria, que reúne o Hospital Universitário da UCPel e a Santa Casa de Pelotas, poderá se tornar referência em assistência à saúde e em ensino para a região. Atualmente, o curso de Medicina da UCPel é considerado a maior escola médica do estado, com ingresso anual de 180 acadêmicos. Em 2023, o curso deverá contar com 1.080 alunos matriculados.     

Para o provedor da Santa Casa, Maurício Goldbaum, a tendência é que o convênio se amplie com a chegada de novos alunos a partir do próximo ano. “Que os dois hospitais se tornem parceiros de serviços e trocas de informações. É uma satisfação muito grande assinar o convênio e novamente ter a UCPel nas dependências da Santa Casa. Eu, em especial, como filho da UCPel, me sinto gratificado com isso”, finalizou. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?