/ Notícias / UCPel e Receita Federal promovem a primeira palestra do Núcleo de Assessoramento Fiscal
21.06.2012 | 10:10 | #ciencias-contabeis
Nesta segunda-feira (25), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fará a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF), órgão inédito na região. Na ocasião, haverá também a primeira ação do Núcleo: uma palestra para estudantes, profissionais e contribuintes, promovida em parceria entre UCPel e Delegacia da Receita Federal em Pelotas.

O auditor-fiscal José Luis Venturini Osório irá falar sobre os serviços de autoatendimento na Receita Federal, como o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, Portal e-Cac e site da Receita Federal. A temática escolhida está afinada com a proposta da entidade em orientar sobre as facilidades do atendimento virtual. A Receita avalia que o autoatendimento via Internet proporciona ao contribuinte rapidez e comodidade na obtenção dos dados e informações fiscais.

O Núcleo de Assessoramento Fiscal deverá promover a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos entre a Receita e a comunidade acadêmica, evidenciando aos alunos a importância da educação fiscal e tributária da formação de cidadãos. Palestras semelhantes anteriormente ficavam restritas aos profissionais da área contábil, mas, com o NAF, a proposta é que empresários e responsáveis por empresas, estudantes, associações, conselhos e demais entidades tenham oportunidade participar.

De acordo com o pró-reitor Administrativo da UCPel, professor Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, a implantação do NAF é um diferencial para a comunidade pelotense. Com o Núcleo, a Universidade terá mais uma ação que vai ao encontro de sua identidade comunitária.

O evento ocorre no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202), às 19h30min.