/ Notícias / UCPel e Receita Federal inauguram o Núcleo de Assessoramento Fiscal
UCPel e Receita Federal inauguram o Núcleo de Assessoramento Fiscal
19.09.2012 | 16:47 | #ciencias-contabeis
UCPel e Receita Federal inauguram o Núcleo de Assessoramento Fiscal
Parceria inédita no interior do Brasil neste formato, o Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) foi inaugurado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na tarde desta quarta-feira (19). O órgão é resultado de ações conjuntas entre a instituição de ensino e a Delegacia da Receita Federal em Pelotas. O Núcleo já começou a atender a comunidade.

O NAF presta assessoria à população, orientando a respeito do Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto sobre a requisição da primeira via quanto sobre dúvidas a respeito de irregularidades – e informações ligadas à inscrição da Previdência Social. Para breve estão previstas orientações relacionadas ao Imposto de Renda.

A delegada adjunta da Receita Federal, Maria Regina Gomes Lobo, caracterizou a data como “um dia verdadeiramente singular”, já que a iniciativa é pioneira. De acordo com ela, o funcionamento do NAF é um marco da qualificação e valorização dos profissionais da área contábil. “É uma oportunidade única para que os futuros profissionais possam entender melhor o fisco, num intercâmbio entre a Receita e a comunidade acadêmica, contribuindo na cidadania e no cumprimento da educação fiscal na formação de cidadãos cientes de seus deveres”, disse, ao agradecer o engajamento da UCPel.

O pró-reitor Administrativo da UCPel, professor Eduardo Insaurriaga dos Santos, salientou que o novo espaço integra com perfeição a série de atividades de prestação de serviços à população. “A nossa grande missão é atender à comunidade e temos certeza dos bons frutos, inclusive o de tirar o ‘mito do Leão’”, comentou.

Homenagem
Na ocasião, o professor da primeira turma de Ciências Contábeis da UCPel, Harry Augusto Berndsen, recebeu uma homenagem pela passagem dos 50 anos do curso, comemorados em agosto. Aos 90 anos, o mestre declarou ser um momento de emoção, especialmente porque uma das disciplinas que ministrava na época de docência era Direito Tributário. “Sinto-me reconhecido pela convivência profissional que perdura desde os bancos escolares”, disse, acrescentando que o NAF é um serviço necessário para agilizar o aperfeiçoamento coletivo.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Dary Pretto Neto, disse que o Núcleo de Assessoramento Fiscal é um exemplo da integração acadêmica e profissional. De acordo com ele, esse é um dos diferenciais do curso, que, aliado à perspectiva contemporânea e ao segmento econômico, busca formar profissionais com capacidade de análise de mercado.

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul em Pelotas, Clóvis dos Santos Silva, fez coro. “É excelente para os alunos terem contato com a Receita, com a qual ocorre a maior parte das ações do contador, e, também, com o contribuinte”, destacou.

Funcionamento
O NAF funciona no prédio Santa Margarida (Rua Padre Anchieta, 1.274), junto ao Serviço de Assistência Judiciária da UCPel, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h. Os telefones para contato são (53) 2128-8071 e 2128-8076.