/ Notícias / UCPel e Prefeitura inauguram Pronto Atendimento
UCPel e Prefeitura inauguram Pronto Atendimento
A região passou a contar, desde as 20h desta segunda-feira (17), com um novo Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico. O espaço físico, que passou por uma qualificação completa em menos de três meses, foi cedido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que gerenciará o espaço, subsidiado pela Prefeitura. O Pronto Atendimento terá capacidade de atender, diariamente, em torno de 150 adultos e 50 crianças.

O serviço deixa as dependências do Pronto Socorro e recebe uma nova infraestrutura. Recepção, sala de espera e observação, leitos de curta permanência, consultórios clínicos e um grupo de profissionais preparados compõem o mais novo cenário da saúde da região. A porta de entrada será o próprio Pronto Socorro de Pelotas, responsável pela classificação de risco. "O Pronto Atendimento é um suporte à rede básica, para um atendimento mais imediato", explica a coordenadora do espaço, Josiane Canez Farias.

Na solenidade de inauguração, a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que a conquista era resultado da soma de esforços de vários atores.

O diretor técnico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Machado Júnior, destacou o desafio de proporcionar à comunidade um espaço tecnicamente capaz e economicamente viável.

União pela comunidade
O Reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, mencionou na ocasião que, para uma entidade muitas vezes é mais fácil responder "não". Mas que, como instituição comunitária que é, a UCPel disse "sim" para atender à comunidade. "O que importa é o resultado social. Nessa Escola se ensina atendendo. Teremos carinho e técnica desta equipe. O resultado será avaliado pela nossa comunidade", disse.

O prefeito, Eduardo Leite, agradeceu a Universidade pela coragem em aceitar o desafio e desejou que o espaço seja mais um caminho para a qualidade do município.
Encerrando a solenidade, foram apresentadas as ambulâncias adquiridas com recursos do Governo do Estado - com a presença do diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde, Marcos Lobato -, e visitação às instalações do Pronto Atendimento.