/ Notícias / UCPel e prefeitura firmam convênio na 6ª Conferência das Cidades
UCPel e prefeitura firmam convênio na 6ª Conferência das Cidades
Durante a 6ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no último sábado (2) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a instituição e a prefeitura de Pelotas firmaram convênio. A iniciativa pretende criar um loteamento sustentável.

A parceria prevê, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e do curso de Arquitetura e Urbanismo, a elaboração do projeto de extensão Habita Social. O objetivo é conceber um loteamento sustentável remanescente do Loteamento Dunas. A medida visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, assim como propõe a Conferência da Cidade.

O evento pretende dar um ganho ao bem-estar de brasileiros que vivem nas cidades, onde nem sempre o crescimento foi adequadamente planejado, além de tentar garantir a sustentabilidade no futuro. O encontro reuniu representantes de diferentes setores da sociedade durante todo o dia no Auditório Dom Antônio Zattera.

O prefeito Eduardo Leite integrou a mesa de abertura da conferência e destacou a importância da participação dos pelotenses na indicação de propostas, que serão encaminhadas à discussão na Conferência Estadual. “A cidade tem que ser da maneira que sua população deseja e não apenas como o governo municipal definir. Por isso os pelotenses devem participar de iniciativas como esta, unindo opiniões para transformar a cidade em um lugar melhor para viver”, salientou.

Os participantes foram distribuídos em grupos de discussões para debater temas como a vida nas cidades e a busca pela dignidade de maneira individual e coletiva, partindo de três funções: urbanística (composta por trabalho, habitação, mobilidade e lazer); cidadania (educação, proteção social, segurança e saúde); e gestão (serviços como água, iluminação pública, energia, pavimentação, limpeza, transporte público, planejamento territorial e preservação patrimonial, natural e cultural).

O evento contou com a presença do professor de Direito da UCPel, Reinaldo Tillmann; do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Chagler Zandavalli; do secretário da SHRF, Ivan Vaz; da professora da UCPel, Joseane Almeida; do presidente da Comissão da 6° Conferência, Cassius Baumgarten; e de outros representantes de setores da sociedade e secretários municipais.

A conferência

O tema “A função social da cidade e da propriedade” foi escolhido como eixo condutor deste ciclo de conferências, que ocorrem nacionalmente, por ser o ponto central para o desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social. O desafio da discussão é considerar o interesse social e o interesse individual no espaço urbano em benefício de toda a população.

O município de Pelotas realizou 16 eventos preparatórios para este momento. O presidente da comissão local da Conferência, Cassius Baumgarten, informa que foram 427 participantes em mais de 36 horas de debate em todas as regiões administrativas de Pelotas, incluindo a zona rural.