UCPel e Prefeitura de Rio Grande assinam convênio
22.12.2008 | 00:00
Na tarde desta segunda-feira (22) a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Prefeitura Municipal de Rio Grande formalizaram o convênio de atuação da Universidade junto ao projeto de habitação no bairro Getúlio Vargas. O processo de ampliação do porto de Rio Grande, que prevê o aumento da área de estacionamento de veículos de importação e exportação, além de cumprir exigências internacionais de segurança com isolamento do local, pressupõe o deslocamento da comunidade que mora no bairro. O projeto contempla a construção de um conjunto residencial que passará a ser a nova casa dos moradores. A responsabilidade da Católica será de fazer a sustentação social do remanejo da população.
Na assinatura do convênio, estiveram presentes o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, o prefeito de Rio Grande, Janir Branco, e o prefeito eleito, Fábio Branco. “Nossa idéia é fazer essa alocação com dignidade, acompanhando esse processo durante dois anos. Depositamos uma confiança muito grande na Universidade e esperamos fazer essa mudança com boas residências e convívio social, e ser um exemplo para outras cidades portuárias”, destacou o prefeito Janir Branco.
O prefeito eleito, Fábio Branco, também salientou a realocação dos moradores do Getúlio Vargas como uma ação digna. “Para nós é uma satisfação fazer esse trabalho com a Católica, já que o que mais nos preocupa é a questão social”, disse.
Para o reitor da UCPel, além de oportunizar um relevante papel social, a atuação da Universidade permite uma maior aproximação dos estudantes com a realidade da população. “Trata-se de uma presença qualificada, em ação diretamente com a comunidade. A Universidade sente-se honrada e em seu devido papel atuando nesse projeto”, afirmou.