/ Notícias / UCPel e Prefeitura ampliam Estratégia de Saúde da Família em Pelotas
UCPel e Prefeitura ampliam Estratégia de Saúde da Família em Pelotas
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Prefeitura assinaram convênio na manhã desta terça-feira (27). A parceria permitirá a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Serão oito equipes atuando nas Unidades Básicas de Saúde da Universidade, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O anúncio foi feito durante a apresentação do programa Saúde Agora, no Salão Nobre da Prefeitura. O evento trouxe um relatório de alguns segmentos da área da saúde e novidades na atenção básica, entre elas o convênio com a UCPel e investimentos em saúde bucal.

Com a parceria, a área da Saúde da Família sobe para uma cobertura de 55% da população atendida.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, falou sobre as ações na atenção básica, que devem, segundo ela, mudar os indicadores do município, incluindo o apoio da UCPel. "O reitor e sua equipe têm trabalhado para qualificar a atenção primária neste município", disse.

O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, falou sobre a natureza comunitária da UCPel, que, sendo instituição privada e sem fins lucrativos, tem caráter público. "O núcleo mais forte da Universidade é o de saúde. A valorização da vida nos sustenta", disse.

Na ocasião, ele falou sobre o lançamento dos novos cursos de Odontologia e Engenharia Ambiental, ocorrido naquela manhã. De acordo com ele, desde o primeiro semestre o aluno de Odontologia estará atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) junto à população. "O curso fará uma revolução na saúde bucal do município. Essa é uma Universidade da comunidade", afirmou.

A pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, lembrou que os cursos da UCPel possuem perfil de atenção junto à comunidade. "Essa parceria na área de Saúde da Família vem fortalecer a essência, especialmente, dos cursos de Medicina e Enfermagem", pontuou.

O prefeito Eduardo Leite falou sobre o engajamento entre poder público, universidades, sociedade civil organizada e funcionários públicos para a melhoria da qualidade da Saúde no município. "Pelotas tem saúde. Há problemas, mas há saúde. Existe planejamento, propósito e vontade. É um desafio grande mas estamos todos aqui para mostrar que há gente disposta", disse.